| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  17/12/2006
  0 comentário(s)


VAMOS ACABAR COM AS NOTAS

Damos notas a hotéis, a videogames e a tipos de café. Mas faz sentido dar notas a seres humanos como fazem as escolas e nossas universidades? Ninguém dá a Beethoven ou à Quinta Sinfonia uma nota como 6.8, por exemplo.

VAMOS ACABAR COM AS NOTAS O que significa dar uma "nota" a um ser humano? Que naquele momento da prova, ele sabia x% de tudo o que os professores gostariam que ele soubesse da matéria. Mas saber "algo" significa alguma coisa hoje em dia? Significa que você criará "algo" no futuro? Que você será capaz de resolver os inúmeros problemas que terá na vida? Que será capaz de resolver os problemas desta nação? É possível medir a capacidade criativa de um aluno? Quantos alunos tiraram nota zero justamente porque foram criativos ou criativos demais? Por isso, não damos notas a Beethoven nem a Picasso, não há como medir criatividade. Muitos vão argumentar que o problema é somente aperfeiçoar e melhorar o sistema de notas, que obviamente não é perfeito e as suas falhas precisam ser corrigidas. Mas e se, em vez disso, abolíssemos o conceito de notas? Na vida real, ninguém nos dará notas a cada prova ou semestre. Você só perceberá que não está sendo promovido, que as pessoas não retornam mais seus telefonemas ou que você não está mais agradando. Aliás, saber se você está agradando ou não é justamente uma competência que todo mundo deveria aprender para poder ter um mínimo de desconfiômetro. Ou seja, deveríamos ensinar a auto-avaliação. Com os alunos se auto-avaliando, dar notas seria contraproducente. Não ensinamos a técnica de auto-avaliação, tanto é que inúmeros profissionais não estão agradando nem um pouco como professores e, mesmo assim, se acham no direito de dar notas a um aluno. O sistema de "dar" notas está tão enraizado no nosso sistema educacional que nem percebemos mais suas nefastas conseqüências. Muitos alunos estudam para tirar boas "notas", não para aprender o que é importante na vida. Depois de formados, entram em depressão pois não entendem por que não arrumam um emprego apesar de terem tido excelentes "notas" na faculdade. Foram enganados e induzidos a pensar que o objetivo da educação é passar de ano, tirar nota 5 ou 7, o mínimo necessário. Ninguém estuda mais pelo amor ao estudo, mas pelas cenouras que colocamos na sua frente. Ou seja, as "notas" de fim de ano. Educamos pelo método da pressão e punição. Quando adultos, esses jovens continuarão no mesmo padrão. Só trabalharão pelo salário, não pela profissão. Se o seu filho não quer estudar, não o force. Simplesmente corte a mesada e o obrigue a trabalhar. Ele logo descobrirá que só sabe ser menino de recados. Depois de dois anos no batente ele terá uma enorme vontade de estudar. Não para obter notas boas, mas para ter uma boa profissão. Robert M. Pirsig, o autor do livro Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas, testou essa idéia em sala de aula e, para sua surpresa, os alunos que mais reclamaram foram os do fundão. São os piores alunos que querem notas e provas de fim de ano. Os melhores alunos já sabem que passaram de ano, muitos nem se dão ao trabalho de buscar o diploma. Sem notas, os piores alunos seriam obrigados a estudar, não poderiam mais colar nas provas e se auto-enganar. Provas não provam nada, o desempenho futuro na vida é que é o teste final. Imaginem um sistema geral de auto-avaliação em que os alunos não mais estudariam para as provas, mas estudariam para ser úteis na vida. Imaginem um sistema educacional em que a maioria dos alunos não esqueceria tudo o que aprendeu no 1º ano, mas, pelo contrário, se lembraria de tudo o que é necessário para sempre. Criaríamos um sistema educacional em que o aluno descobriria que não é o professor que tem de dar notas, é o próprio aluno. Todo mês, todo dia, todo semestre, pelo resto de sua vida. Stephen Kanitz é administrador por Harvard (www.kanitz.com.br)



  Mais notícias da seção Educação no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Educação - TOTAL DE ESTUDANTES NA FACULDADE SOBE 13%
Para especialistas, aumento está ligado ao envelhecimento da população e à oferta de cursos com mensalidades mais baixas. Dos universitários, 75,5% estão em instituições particulares; no geral, educação pública tem queda de 0,7% no nº de alunos ...
23/08/2007 - Educação - CARTILHA ORIENTA PAIS SOBRE PERIGOS DA INTERNET
Publicação visa proteger crianças da pedofilia no ambiente virtual e será divulgada por campanha criada pela Lew'Lara...
23/08/2007 - Educação - UNIVERSIDADES PAULISTAS LANÇAM PORTAL DE E-BOOKS
A plataforma estréia com um acervo de 188 mil livros eletrônicos...
08/08/2007 - Educação - EDUCAÇÃO PÚBLICA SERÁ TEMA DE PRÊMIO JORNALÍSTICO
Mais de US$ 12 mil em prêmios...
02/08/2007 - Educação - PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA PESQUISA
Livro apresenta princípios norteadores para que os alunos possam executar investigações em bases de dados confiáveis na Internet...
29/05/2007 - Educação - PESQUISA DIZ QUE FACULDADES NÃO FORMAM EMPREENDEDORES
A maioria dos entrevistados desconhece a existência desse tipo de mecanismo de incentivo ...
29/05/2007 - Educação - NOVA BASE DE DADOS CIENTÍFICOS VAI BENEFICIAR 600 MIL ESTUDANTES E PESQUISADORES
Nos últimos dez anos houve um aumento de 20% no acesso on-line no Brasil...
23/05/2007 - Educação - PASSAPORTE PARA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA
Saiba como obter a carta de aceitação de uma instituição internacional ...
17/05/2007 - Educação - CÓPIAS ILEGAIS NA EDUCAÇÃO
Somente ao autor cabe o direito de utilizar, fruir e dispor da obra de sua autoria....
10/05/2007 - Educação - FIAM-FAAM PROMOVE 8ª EDIÇÃO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Objetivo é tornar o aluno um gestor da comunicação socioambiental, capacitando-o para que ele possa dar ênfase às questões ambientais como o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, no planejamento de comunicação da organização onde atua....
17/04/2007 - Educação - A COZINHEIRA QUE FAZIA UM PROJETO TODOS OS DIAS
Sobre projetospedagógicos......
17/04/2007 - Educação - NÚMERO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR CRESCEU 470%
De acordo com as estatísticas do Censo da Educação Superior, o número de vagas nas IES brasileiras cresceu de 516.663, em 1991, para 2.429.737, no ano de 2005, um aumento de 470%....
20/03/2007 - Educação - ENEM ADIA PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA MAIO
A prova está marcada para 26 de agosto e terá cinco horas de duração....
30/10/2006 - Educação - BOLSAS PARA CURSOS DE CIÊNCIA E RELIGIÃO DISPONÍVEIS A JORNALISTAS
Inscrições terminam em 15 de dezembro...
24/10/2006 - Educação - OS VELHOS TEMPOS DO JORNAL AMÉRICA
TCC relembra a publicação estudantil e a eterna amizade de seus criadores...
07/10/2006 - Educação - O PAPEL EDUCADOR DO JORNALISMO CIENTÍFICO
Uma resenha crítica sobre o artigo de Laura Barcha ...
02/10/2006 - Educação - TCC: O UNIVERSO DA NOVA MPB
Site deverá abrigar produção e conceitos musicais...
01/09/2006 - Educação - ANALFABETISMO FUNCIONAL PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Crianças sabem ler, escrever e contar; mas não conseguem compreender a palavra escrita....
01/09/2006 - Educação - JORNALISMO TAMBÉM É EDUCAÇÃO
O jornalista científico é o mediador entre o cientista e os leitores...
16/08/2006 - Educação - INDÚSTRIA CONTRATA POUCOS MESTRES E DOUTORES
Pesquisa mostra que apenas 1% dos profissionais com mestrado e doutorado trabalham em fábricas no Brasil ...
09/08/2006 - Educação - BASTA LER, E PRECISO ENTENDER
A leitura, a escrita e tudo que se aprende na vida só ganham perfeição por intermédio do exercício diário Fátima Soares Rodrigues...
09/08/2006 - Educação -
Para especialista, aluno deve ir para a prova centrado na razão, não na emoção ...
27/06/2006 - Educação - 4 TIPOS DE ALUNOS
Segredos para montar uma aula dinâmica...
27/06/2006 - Educação - TERRA DE DOUTORES
Dar aulas é para quem ama sua profissão e tem fé no destino da pátria e das novas gerações ...
21/06/2006 - Educação - TÁ QUERENDO PESQUISAR?
A resposta está na ponta dos dedos......
21/06/2006 - Educação - O VALOR DO DIPLOMA: MESTRADO DOBRA RENDA DO TRABALHADOR
Pesquisa mostra que qualificação de nível médio foi a que mais perdeu rendimento de 1995 a 2004...
21/06/2006 - Educação - INCENTIVO PARA ESTUDAR NA ALEMANHA
O último obstáculo: o período de permanência...
25/05/2006 - Educação - MEC VAI MONITORAR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Um dos objetivos será verificar a mobilidade dos docentes no sistema de ensino superior do país...
25/05/2006 - Educação - 63% DOS PROFESSORES TÊM PROBLEMAS NA VOZ
Pesquisa feita na rede particular de SP revela que 15,4 % dos docentes cogitam largar a profissão por dificuldades na fala ...
08/05/2006 - Educação - CÁTEDRA UNESCO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO NÚCLEO JOSÉ REIS DA USP
O acordo Unesco/USP busca incentivar a disseminar o conhecimento científico e tecnológico atual de forma acessível à população ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias