
O editor de Ciência da Folha de S. Paulo, Cláudio Ângelo, fez a palestra 'Reportagem em Ciência' para os alunos da UniFIAMFAAM, no dia dezoito de setembro. O jornalista falou sobre as dificuldades e peculiaridades do repórter que cobre ciência.
Segundo Ângelo, o science repórter ou science writer é diferente dos jornalistas de outras áreas. Ele é intelectualizado, apresenta ótimo texto e é muito curioso, no entanto tem dificuldades de relacionamento e não se destaca pelo tino de repórter.
Outro tema abordado foi o preconceito em relação ao jornalismo científico, que, muitas vezes, não é considerado importante. O editor usou um exemplo que acontece no seu dia a dia, quando os próprios colegas de redação de outras editorias perguntam para que serve determinada matéria. 'Serve para aumentar o conhecimento, para ser estudado, para saber coisas sobre o mundo', responde Ângelo.
Uma reclamação do jornalista são os problemas no jornalismo científico. O contato com Brasília é pouco, as matérias são feitas em São Paulo, além da falta de investimento e de profissionais capacitados. Ao ser questionado por um aluno sobre como se sente diante da situação, Ângelo respondeu: 'O jornalista de ciência é um eterno insatisfeito. Sim, eu tenho raiva. A reclamação é padrão'.
Ciência tem um texto diferenciado, que não apresenta as declarações comuns em política, por exemplo. Apesar do descontentamento, ele afirma que a área apresenta resultados gratificantes e uma sensação de missão cumprida, de prestação de contas com a população. Ângelo diz que se satisfaz intelectualmente, já que cada semana ele se depara com assuntos novos que antes lhe eram desconhecidos.
Por: Natália Geraldi
Mais notícias da seção
Aconteceu no caderno
UniFIAM FAAM DIGITAL
25/04/2007 - Aconteceu - O SENHOR DAS GUERRASMoisés Rabinovich, diretor do jornal Diário do Comércio e especialista em cobertura de guerra, fala aos alunos do UniFIAMFAAM...
03/05/2006 - Aconteceu - DE CHICAGO PARA SÃO PAULOEnquanto a CUT e a Força Sindical promoveram festas "gêmeas dizigóticas", teve gente protestando e homenageando o Dia Internacional do Trabalho....