| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  09/12/2004
  0 comentário(s)


OFICINAS DE ENSINO GARANTEM MELHOR FORMAÇÃO

Alunos que participam saem na frente no mercado de trabalho

OFICINAS DE ENSINO GARANTEM MELHOR FORMAÇÃOGrande parte dos alunos adora fazer criticas e evidenciar os pontos falhos da Instituição, isso é um fato mais do que concreto. A intenção desta reportagem é mostrar que as coisas acontecem e que os estudantes realmente interessados, de uma forma ou de outra, conseguem fazer bom proveito do curso. Um bom exemplo disso são as Oficinas oferecidas a cada semestre.

O curso de Comunicação Social não exige estágio, mas, desde o ano passado, para que os alunos possam formar-se, é preciso cumprir uma carga de 200 horas em atividades complementares compreendidas entre: palestras, seminários, congressos e conferências; pesquisa teórica ou empírica; extensão; iniciação científica; monitoria; disciplinas não previstas no currículo; cursos de extensão, visitas, estágios. Segundo a professora Valéria Castro, coordenadora da habilitação de Relações Públicas, a instituição tem de oferecer essas atividades extracurriculares, pois muitas vezes o aluno não tem condições de pagar para fazê-las fora da faculdade. No caso das Oficinas, o estudante não passa por nenhum tipo de avaliação final para receber o certificado, mas é obrigatório ter 75% de presença.

Só no segundo semestre de 2004 foram oferecidas sete oficinas com várias opções de temas, dias e horários, para que o aluno pudesse escolher. As opções foram: Eventos Promocionais (terça-feira, das 11 às 12h); Comunicação Empresarial (terça-feira, das 18h20 às 19h20); Redação (quinta-feira, das 11 às 12h e das 18h20 às 19h20); Assessoria de Imprensa (segunda-feira, das 11 às 12h); Comunicação e Expressão Oral e Cênica para Mestre-de-Cerimônias (segunda e terça-feira, das 18h20 às 19h20); Jornalismo em Revista (quinta-feira, das 11h10 às 12h); Editoração Eletrônica (quarta e quinta-feira, das 11h10 às 12h e das 18h20 às 19h10).

Diferentemente das atividades da grade curricular, os alunos procuram pelas Oficinas por iniciativa própria, atraídos por assuntos de maior afinidade e interesse. Para a professora Ethel Pereira, o fato de não haver cobrança de trabalhos e provas, com exceção da presença, resulta num grupo de alunos altamente interessados por determinado assunto e faz com que as discussões sejam muito significantes, agradando tanto ao aluno quanto ao professor. É uma relação diferente daquela de uma aula convencional. “O aluno, quando se inscreve numa atividade complementar, já tem algum interesse em um assunto específico e percebe a sua necessidade de se aprofundar naquela questão.”

Ethel observou também que a atividade abre alguns horizontes. Isso não quer dizer que com apenas um semestre de atividade complementar o aluno conseguirá uma formação extremamente abrangente, mas esses cursos extracurriculares podem dar a ele condições de buscar outros caminhos e perceber que o universo escolhido pode ser muito mais amplo. A professora lembra que, no semestre passado, um grupo de alunos chegou a pedir para que ela indicasse textos complementares, pois queriam aprofundar-se no assunto através de leituras paralelas.

Na opinião da coordenadora Valéria Castro, as oficinas acabam atraindo alunos altamente interessados, mas que, infelizmente, ainda são minoria. “O que é uma pena, pois a gente oferece tanta coisa e os alunos aproveitam muito pouco.” Valéria citou o ExpoFIAMFAAM, um evento que dá aos alunos a possibilidade de mostrar suas produções e fazer trocas com colegas de outras áreas, como Jornalismo; Rádio, TV e Vídeo; Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Ela acredita que, desse entrosamento, possam surgir associações de trabalho para o mercado, mas grande parte dos alunos ainda não tem essa visão. A coordenadora contou ainda que no semestre passado, por exemplo, a Oficina de Eventos, ministrada pela professora Ethel Pereira, acabou gerando um produto: os alunos produziram um evento para o site JOVEMCRACIA. Numa espécie de quizz, os estudantes convidaram escolas de ensino médio da região, que participaram de uma competição baseados no conteúdo do site. “Os alunos passaram por todas as etapas do processo, levantaram o briefing, viram as necessidades, elaboraram estratégias e desenvolveram o planejamento.”

Outro ponto comentado foi o processo de divulgação das oficinas. No manual que aluno recebe quando entra na Instituição constam todos os deveres, obrigações e o que terá à sua disposição. Além disso, todas essas informações estão disponíveis no site da faculdade; mas no período em que as Atividades Complementares estão para acontecer, aí sim há um destaque maior na Internet e cartazes são afixados pela faculdade. Mas, infelizmente, como observaram alguns professores, os alunos não têm o hábito de ler, parecendo que só existe a comunicação verbal. Muitas vezes os universitários reclamam: “Ah! Mas ninguém avisou”. Não avisaram, mas estava escrito em cartazes espalhados pela instituição. Mas no caso das oficinas deste semestre a coisa fluiu melhor, pois, segundo as professoras, todos os cursos oferecidos tiverem quase 100% das vagas preenchidas.

O jornal Momento conversou também com a jornalista e professora do UniFIAMFAAM Devani Salomão, que afirmou que a oferta de oficinas deveria ter um planejamento mais adequado. “Os alunos, ao se inscreverem, deveriam ter noção do que ela oferece, requisitos básicos para freqüentá-las, duração e expectativas de aprendizado.” Devani, que ministrou a oficina de Assessoria de Imprensa, observou que a turma no primeiro dia tinha 39 alunos, mas chegou ao final com apenas 15, entre Jornalismo e Relações Públicas. Comentou ainda que, devido a alguns feriados que caíram na segunda-feira, dia da oficina, o espaço entre uma aula e outra foi grande e isso prejudicou a sensibilização e motivação do aluno.

No caso da Oficina de Assessoria de Imprensa, a pretensão é que, ao final das atividades, os alunos que participaram entendam como funciona a atividade e também tenham uma boa noção de como trabalham as redações das mídias impressas e eletrônicas. “Para isso estão fazendo entrevistas em Assessorias de Comunicação de grande, médio e pequeno porte. Os resultados serão socializados em classe, possibilitando uma visão ampla de como está o mercado, tanto do ponto de vista da organização visitada, quanto do assessor de comunicação que lá trabalha.” Devani acredita que seria muito interessante, principalmente para os alunos de Comunicação, manter a oficina de Assessoria de Imprensa porque as relações entre as instituições e a mídia são fundamentais e necessitam de técnica para acontecerem com eficiência.
  Autor:    (Andrea Makarian)


  Mais notícias da seção Comunicação Comparada no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Comunicação Comparada - FENAJ DISPONIBILIZA TEXTO ATUALIZADO DO CÓDIGO DE ÉTICA
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros vigora há 20 anos...
23/08/2007 - Comunicação Comparada - GLOBO CONDENADA A PAGAR R$ 350 MIL A DESEMBARGADOR
Ação foi motivada por reportagens que teriam 'ferido a honra' da família do magistrado...
08/08/2007 - Comunicação Comparada - SÓ HÁ VIOLAÇÃO DA HONRA SE JORNAL DIVULGA NOTÍCIAS FALSAS
Por dentro de legislação em comunicação.... ...
26/06/2007 - Comunicação Comparada - MERCADO DE COMUNICAÇÕES DEVE CRESCER 6,5% AO ANO ATÉ 2011
Até 2009 investimento em publicidade na internet devem ultrapassar gasto na impressão de jornais...
17/06/2007 - Comunicação Comparada - JORNALISMO DE GUERRA
Guerra Fria - CIA - Espionagem - Meios de Comunicação...
23/05/2007 - Comunicação Comparada - NELSON TRAQUINA: JORNALISTAS NÃO LIGAM PARA A TEORIA
"Por que os estudos teóricos contribuem pouco para melhorar o jornalismo? Deve ser porque os jornalistas lêem pouco sobre eles"...
02/05/2007 - Comunicação Comparada - OBSERVATÓRIO DE DIREITO À COMUNICAÇÃO É LANÇADO NA INTERNET
Instância de acompanhamento e fiscalização das políticas públicas e das mobilizações sociais no campo da comunicação, o Observatório é, segundo especialistas, um marco de pionerismo no Brasil que transcende a luta pela democratização da comunicação para estabelecer o paradigma do direito humano à comunicação....
02/05/2007 - Comunicação Comparada - EDITOR TAMBÉM RESPONDE JUDICIALMENTE POR MATÉRIAS OFENSIVAS
Cuidado na hora de assinar o expediente... ...
17/12/2006 - Comunicação Comparada - PESQUISA AFIRMA QUE MÍDIAS DIGITAIS SÃO MAIS POPULARES QUE OUTROS VEÍCULOS
Todos os meios, principalmente o impresso, estão buscando uma adaptação, um novo fôlego....
12/12/2006 - Comunicação Comparada - PESQUISA MOSTRA COMO A PROPAGANDA IMPRESSA E TELEVISIVA INFLUENCIA O CONSUMO DOS BRASILEIROS
No Brasil, as propagandas impressa e televisiva aparecem como principal fator de influência na escolha do presente...
28/11/2006 - Comunicação Comparada - MÉDICOS TEMEM 'GOOGLE-CONSULTÓRIO'
Estudo diz que site permite identificar corretamente doenças, mas há risco de automedicação e diagnóstico errado ...
14/11/2006 - Comunicação Comparada - ABRIL LANÇARÁ REVISTA 100% ESCRITA PELOS LEITORES
Considerado o principal lançamento da empresa nos últimos 10 anos, a publicação terá periodicidade semanal, tiragem inicial de 850 mil exemplares e preço de capa de R$ 1,99. Trata-se do primeiro lançamento da editora no segmento Vida Real...
24/10/2006 - Comunicação Comparada - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Publicação faz um balanço da produção nacional nesse campo do conhecimento. ...
24/10/2006 - Comunicação Comparada - O JORNALISMO CIENTÍFICO E O COMPROMISSO DAS FONTES
O bom jornalista procura recursos para qualificar a informação...
02/10/2006 - Comunicação Comparada - O FOGO CRUZADO DO JORNALISMO DE CIÊNCIA
Há uma pressuposição de que à imprensa cabe um papel passivo na divulgação científica. ...
28/09/2006 - Comunicação Comparada - REDAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Para quem está de olho nos TCCs...
18/09/2006 - Comunicação Comparada - "JORNALISMO GONZO EXIGE PESQUISA PROFUNDA"
Prof. Tognolli inspira discípulos...
31/08/2006 - Comunicação Comparada - A INFLUÊNCIA DAS GRANDES MARCAS NA VIDA DAS PESSOAS
TCC aborda o imaginário das marcas...
09/08/2006 - Comunicação Comparada - COLUNISTA GAÚCHO É CONDENADO POR OFENDER ÍNDIOS
Corrêa é julgado por crime de racismo contra indígenas ...
06/04/2006 - Comunicação Comparada - O FUTURO DA NAÇÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS
Escolha de profissão ainda é dilema...
29/03/2006 - Comunicação Comparada - EXIGÊNCIA DO DIPLOMA CONTINUA EM VIGOR
Legislação profissional permanece válida e que os registros de precários não têm mais valor. ...
15/03/2006 - Comunicação Comparada - MATO GROSSO APROVA COTA PARA PROFESSOR NEGRO
Depois da polêmica por conta da criação de cotas para estudantes, agora as universidades e o Ministério da Educação começam a discutir a criação de reserva de vagas para professores negros...
01/03/2006 - Comunicação Comparada - NOTÍCIA NO SEU CELULAR
Rádio Bandeirantes encontra novo nicho de mercado de informação...
22/02/2006 - Comunicação Comparada - CASO ESCOLA BASE
Desrespeito à ética do jornalismo e ao direito por Rogério Duarte Fernandes dos Passos...
22/12/2005 - Comunicação Comparada - JORNALISMO PÚBLICO: POPULAR OU POPULARESCO ?
Há cunho social no que está sendo escrito?...
22/12/2005 - Comunicação Comparada - JORNALISMO PÚBLICO: O RECEPTOR COMO FONTE
A teoria de David Berlo às avessas...
29/11/2005 - Comunicação Comparada - POR OUTRO LADO...
Brasil segue líder mundial em tempo gasto na Internet ...
02/06/2005 - Comunicação Comparada - ALUNOS E EDITORAS DUELAM POR XEROX DE OBRA
Associações de editores intensificam ações policiais e de conscientização; docentes recomendam cópias parciais ...
09/12/2004 - Comunicação Comparada - VERDADES QUE ACUSAM
Não fazendo muito mais do que a sua profissão manda, bons jornalistas arriscam suas próprias vidas para apurar casos que os envolvem em situações de risco, tudo pelo amor à profissão...
25/11/2004 - Comunicação Comparada - NESTLÉ É A MARCA QUE MAIS RESPEITA O CONSUMIDOR
Empresa foi a mais votada em eleição organizada pela Rádio Bandeirantes ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias