
O jornalismo tem sempre um público abrangente, por isso deve buscar a amplitude de idéias e a diversidade de informações. Para seguir o ritmo do momento, a informação deve ser escrita de forma veloz, clara e precisa.
Para acompanhar todo o desenvolvimento econômico e social, o jornalismo não pode se prender apenas a detalhes técnicos. Surge a necessidade de se desenvolver profissionais com muito mais dinamismo.
Para cumprir seu papel inicial, o jornalista deve buscar aperfeiçoar a notícia sem limitar os fatos. Haverá a necessidade de orientar a sociedade, buscando um equilíbrio nos mais variados contextos- seja o político, social, esportivo ou policial.
Buscar mais de uma fonte a chave do enigma, significa tornar a linguagem acessível e fazer com que as mais complicadas situações sejam entendidas pela sociedade. Isso provoca o melhor compreensão na própria relação humana. Fazer uma reportagem bem estruturada facilita a absorção de informação até mesmo pela população mais leiga.
O produto jornalístico é, inquestionavelmente, um serviço público, pressupondo imperiosas contrapartidas em matéria de deveres e responsabilidades sociais. A principal intenção do jornalismo é diminuir a distância entre os poderes e a cidadania.
Existem órgãos não-governamentais, como o “Observatório da Imprensa”-Entidade civil, não-corporativa e não-partidária - que pretende acompanhar, junto com outras organizações da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira.
Segundo Ney Duclós, jornalista do site do Observatório,os jornalistas hoje enfrentam o desafio de ocupar vastos espaços da mídia sem saber exatamente o que fazer com isso. Existe uma enorme confusão de funções e papéis desempenhados pelo jornalista e essa confusão passa para o texto, que acaba cansando e irritando os leitores.
Para o Duclós, é fundamental que os cursos superiores de Jornalismo retratem com cuidado esse tipo de situação com a qual os futuros profissionais irão encontrar. “Existe uma linha ética que precisa estar presente na atuação de qualquer profissional, não importando o ritmo em que segue a competição do mercado da notícia”.
Mais notícias da seção
Empreendedores no caderno
UniFIAM FAAM DIGITAL
10/06/2007 - Empreendedores - MELHOR TARDE DO QUE CEDOSurgiu nas universidades brasileiras um tipo novo de estudante: ele faz de tudo para adiar a data da formatura e chega a levar o dobro do tempo para concluir o curso. ...
22/03/2006 - Empreendedores - Encontro debateu a convergência de mídias e as mudanças no cenário...