| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  28/09/2006
  0 comentário(s)


O PROFESSOR "DATA-SHOW"

Há uma verdadeira revolução tecnológica a cada segundo, mas não podemos esquecer que o profissional docente deve estar preparado para esse desafio

O PROFESSOR Não tenho nenhuma dúvida que a educação superior pode (e deve) se beneficiar da tecnologia para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem. As ferramentas educacionais de auxílio ao docente se aperfeiçoam a cada dia; não temos como ficar atônitos. Há uma verdadeira revolução tecnológica a cada segundo, mas não podemos esquecer que o profissional docente deve estar preparado para esse desafio. Considero também que a internet é o marco tecnológico da globalização no mundo. Junte-se a isso o surgimento no Brasil do neoliberalismo na década de 1990 que, subtraindo a visão mercadológica, busca a aproximação do Estado-Mercado, descentralizando os serviços não-exclusivos do Estado para a iniciativa privada. A tecnologia inova a cada dia. Primeiro tivemos os "pageres", mas conhecidos como BIP's, onde o proprietário desse aparelho recebia mensagens de texto retornando ao emissário; em seguida, no Brasil tivemos a internet, que representa a possibilidade de conexão imediata com o mundo da informação; depois vieram os celulares - tipo "tijolo"; hoje se fala do GPS (Global Position System), localizador via satélite; dos computadores portáteis; das USB (Universal Serial Bus) que permitem a utilização dos "pen drives" (canetas 'drives'); canetas a 'laser'; data-show; conferências virtuais; etc. Um mundo de praticidade ao nosso alcance. Sobre o uso de data-show gostaria de tecer algumas observações que anotei no meu velho "borrão" de recados, com uma típica caneta de tampa azul, da marca "Bic", que não troco por nenhuma "Mont Blanc" vendida nas melhores magazines do mercado. Talvez minha resistência a esse padrão de tinteiro seja devida a minha outra característica peculiar de perder canetas, ou tê-las levadas pelos amigos constantemente. Tanto que na minha mesa a caneta fica amarrada a um barbante. Assim, consigo manter querida caneta azul perto de mim. Voltando ao data-show, queria registrar que esse equipamento é fantástico. Ele dá qualidade à aula quando projeta no telão a síntese dos pontos do conteúdo a ser ministrado; quando projeta filmes; exibe a internet; usa figuras, sons, imagens etc. É um grande instrumento a serviço das práticas pedagógicas, sem dúvida. A utilização desse equipamento na educação merece questionamentos, pois ao mesmo tempo em que representa modernidade, pode causar o grande transtorno na relação aluno x professor. Enumero a seguir o que nunca deve ser feito no uso desse equipamento: 1. o data-show não substitui o docente; 2. ele deve ser utilizado como um instrumento auxiliar de interação entre o professor e o aluno na sala de aula; 3. as aulas somente com data-show cansam os alunos, diminuindo o rendimento do conteúdo ministrado; 4. o data-show não deve ser utilizado como um projetor de textos. Para isso temos os retroprojetores tradicionais, a um custo bem menor; 5. é um crime acadêmico utilizar o data-show para exibir textos pesados, e o pior são os casos em que o professor ainda fica sentado ao lado da máquina lendo o que está escrito; 6. deixar a máquina ligada por mais de duas horas seguidas; ou ficar ligando e desligando o equipamento. Esse material é sensível e sua lâmpada tem um custo muito alto. As situações acima são um pequeno alerta do que deve ser evitado no dia-a-dia da sala de aula. Conheço professores que usam o equipamento e não ministram mais a aula se ele não estiver presente ao seu lado. Certa vez uma professora pediu demissão, pois informou que não teria condições de ministrar o conteúdo sem a máquina... Isso é um absurdo! O mau uso desse equipamento em sala de aula tem causado um enorme prejuízo didático aos alunos. O professor não é um transmissor de informações, um "repassador" de conteúdos, ou algo semelhante. A relação professor x aluno tem que ser humanizada. Não defendo aqui o fim do uso da tecnologia. Não é isso. Os que me conhecem sabem que não largo meu "pen drive" de jeito nenhum. Estamos vendo surgir a cada dia um novo tipo de docente, o que chamo de "Professor data-show". Para mim, esse perfil de profissional que enumerei, está com os dias contados nas instituições de ensino. Educar é uma arte, do contrário contrataríamos robôs, ou melhor "data-shows". Vejam que as vantagens em contratar esse equipamento seriam muitas: não teríamos salários, décimo terceiro, FGTS, aviso prévio, etc. Sugeri a um amigo que, ao realizar o processo seletivo para contratação de professores universitários, adotasse o seguinte critério: definisse o ponto com o candidato; formasse a banca de avaliação; liberasse o uso do data-show; e na metade da exposição desligasse o equipamento; em seguida, deveria sugerir que o candidato simulasse uma quebra do data-show durante uma aula. O resultado final foi catastrófico. Somente 1 a cada 5 avaliados conseguiu terminar sua apresentação. É preciso que fique claro que a responsabilidade do docente em sala de aula é enorme. Mais uma vez registro que ensinar é uma arte, é para poucos. Quem não tiver competência para tal mister deve escolher outra profissão, ou ir pescar com os filhos. No mundo globalizado em que vivemos não existe espaço para amadores. Os alunos sabem o que precisam e onde encontrar caso sua instituição e seus professores não estejam conscientes do seu papel: na concorrência. Fonte: Inácio Feitosa Neto - Revista Gestão Universitária - Edição 112



  Mais notícias da seção Vida acadêmica no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
26/09/2007 - Vida acadêmica - X COMSAÚDE ABRE INSCRIÇÕES
Evento está agendado para 26/11 e já está recendo trabalhos. Tema: envelhecimento bem-sucedido...
12/09/2007 - Vida acadêmica - 3º ENCONTRO PAULISTA DE PROFESSORES DE JORNALISMO
Evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro ...
29/08/2007 - Vida acadêmica - FESTA DA COMUNICAÇÃO EM SANTOS
Semana ganha destaque com o XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação...
23/08/2007 - Vida acadêmica - QUALQUER UM CONSEGUE PAGAR MEIA-ENTRADA
Segundo a presidente da UNE e aluna do UniFIAMFAAM, Lucia Stumpf, a situação fugiu do controle desde a publicação da Medida Provisória 2.208, de 2001...
02/08/2007 - Vida acadêmica - UNIVERSITÁRIOS DE LIVROS FECHADOS
Professores universitários de Língua Portuguesa confirmam: a falta de hábito de leitura entre os jovens universitários brasileiros - revelada em pesquisas encomendadas, recentemente, pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) - é realidade. ...
17/06/2007 - Vida acadêmica - UNIVERSITÁRIOS DEMORAM PARA SAIR DE CASA
Falta de renda própria é um dos principais motivos. Dados constam em pesquisa feita com 40 instituições de ensino superior de São Paulo. ...
17/06/2007 - Vida acadêmica - CASAMENTO MELHORA DESEMPENHO ACADÊMICO, INDICA PESQUISA
Estudo, que comparou 11 mil universitários ao longo de duas décadas, aponta que alunos casados publicam mais trabalhos e se formam mais rápido ...
23/05/2007 - Vida acadêmica - A FARSA DA MEIA-ENTRADA
Sem ser estudante, o repórter de ÉPOCA tirou a carteirinha que dá desconto em espetáculos. A facilidade para fraudar ameaça extinguir o benefício ...
11/04/2007 - Vida acadêmica - CONHECE A TI MESMO
Quem é o estudante de primeiro e segundo anos de Comunicação Social do UniFIAMFAAM?...
20/03/2007 - Vida acadêmica - TESES E DISSERTAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO
As mais de 8.300 teses e dissertações acadêmicas publicadas do Portal Domínio Público estão facilitando o trabalho de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil ...
28/11/2006 - Vida acadêmica - UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PLÁGIO
Plagiar nunca foi tão fácil e freqüente nas universidades brasileiras, principalmente depois da popularização da internet....
07/11/2006 - Vida acadêmica - TCC ANIMAL
Revista PET ETC & TAL será lançada comercialmente após TCC...
07/11/2006 - Vida acadêmica - EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELAS ONDAS DE RÁDIO
TCC elabora programa de rádio para ONG Baiana ...
30/10/2006 - Vida acadêmica - DE OLHOS BEM ABERTOS
Profissional de comunicação alerta jornalistas científicos sobre as fontes...
24/10/2006 - Vida acadêmica - TCC ABORTA QUEDA DE FIÉIS DA IGREJA CATÓLICA
A Igreja Católica perde seus fiéis a cada ano. Segundo seus praticantes as outras religiões conseguem ser mais acolhedoras e importantes para suas vidas. O espiritismo é considerado como a nova moda das religiões. ...
18/10/2006 - Vida acadêmica - É GOOOOOOOOOOOL !!!!!!
A história do estádio do Morumbi é contada em livro-reportagem...
18/10/2006 - Vida acadêmica - BLOGS NA PAUTA DO TCC
Alunas abordam futuro do jornalismo e blogosfera...
07/10/2006 - Vida acadêmica - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Evento é uma iniciativa do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica ...
02/10/2006 - Vida acadêmica - PROFESSORES DO UNIFIAMFAAM MEDIAM MESAS NO UNESCOM 2006
Walter Lima e Arquimedes Pessoni participam de discussões na Universidade Metodista...
18/09/2006 - Vida acadêmica - POR QUE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Mais do que tratar de pesquisa, programa amplia visão de mundo ...
12/09/2006 - Vida acadêmica - PÓS-GRADUAÇÃO NO EXTERIOR
Dicas para conquistar uma bolsa de estudos ...
12/09/2006 - Vida acadêmica - O GIGANTE SÃO-PAULINO
"Morumbi, o maior estádio do mundo." Foi através desse pequeno comentário do locutor no jogo São Paulo e Noroeste, que o aluno Alexandre Lonzetti do UniFiamFaam, decidiu fazer um livro-reportagem para seu TCC....
01/09/2006 - Vida acadêmica - UNIVERSIDADES ALEMÃS AO SEU ALCANCE
Que tal estudar no exterior?...
31/08/2006 - Vida acadêmica -
E é própria para quem deseja entender e transformar a sociedade ...
22/08/2006 - Vida acadêmica - CUBA, A NOVA ROTINA
TCC Internacional no UNiFIAMFAAM continua atual...
22/08/2006 - Vida acadêmica - DIVERSÃO É AQUI MESMO!
TCC aborda o litoral norte a Capital da Vela...
22/08/2006 - Vida acadêmica - MIX CULTURAL
Discentes registram momentos da maior festa italiana do Brasil...
16/08/2006 - Vida acadêmica - SEMESP CONVIDA PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO CONIC 2006
UniFIAMFAAM participou das últimas edições do evento...
09/08/2006 - Vida acadêmica - CENTRO ACADÊMICO: COMO USAR?
Entenda para que serve o centro acadêmico da sua universidade ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias