| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  22/03/2006
  0 comentário(s)


O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO

Jornalista, relações-públicas ou publicitário?

O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃOAs pessoas que se especializam na área da comunicação exercem diferentes papéis na sociedade. Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo são alguns dos cursos mais tradicionais e mais procurados neste campo de estudo. Para entender melhor a função de cada um destes profissionais, foi feita uma síntese dos três cursos, além de entrevistas com estudantes que já atuam no mercado de trabalho.

O profissional de Relações Públicas tem como função principal a pesquisa e a programação projetos na área da comunicação, que estabilizam a identidade de um produto ou de uma marca. Este trabalho permite reforçar ainda o relacionamento do público com as organizações.

Os alunos aprendem a trabalhar no desenvolvimento de projetos direcionados a fornecedores, clientes, governo, imprensa, público interno e a todos os públicos que interagem com as organizações.

Segundo a estudante do curso de Relações Públicas da Cásper Líbero Ester Lélia, a área exige uma visão estratégica, alta capacidade administrativa, boa articulação política e conhecimentos sobre o mercado no mundo. Para Ester, a criatividade e a boa formação ética são fundamentais para o sucesso nesta profissão.
O profissional de Relações Públicas atua nas empresas, entidades públicas ou privadas e do Terceiro Setor. Ele pode de exercer o cargo de gerente de equipes de comunicação empresarial, assessorar o corpo executivo e ainda desenvolver atividades de apoio às áreas de publicidade, marketing, e recursos humanos.
Como empresário, presta serviços terceirizados tais como: planejamento e execução de campanhas institucionais, pesquisas de opinião e organização de eventos.

O magistério superior e a prestação de consultoria às entidades do Terceiro Setor é um segmento em expansão para este profissional capaz de desenvolver também atividades práticas em três núcleos: Pesquisa de Opinião, Eventos Produtos e Instrumentos de Comunicação.

Já o curso de Publicidade visa formar profissionais aptos a apresentar soluções eficientes e originais para os clientes das muitas áreas da comunicação.

O aluno de Publicidade e Propaganda do UniFIAMFAAM Ricardo Rezende afirma que o publicitário deve ser curioso e gostar de observar o cotidiano para ter o diferencial na profissão.

Segundo Ricardo, o campo da publicidade exigir muita criatividade, dinamismo e capacidade de relacionamento. A postura ética e a visão ampla dos processos da comunicação são fatores fundamentais no mercado de trabalho.

A publicidade é uma profissão que está em constante transformação. Além do departamento de criação, o aluno deste curso pode atuar na área de marketing, no desenvolvimento de promoções, estratégias e web design.

O jornalista, por sua vez, também deve ser criativo e ter uma alta capacidade de reflexão crítica.

Maria Cláudia Silveira, estudante do terceiro semestre da habilitação de jornalismo do UniFIAMFAAM, afirma que o mercado de trabalho está em constante transformação e por este motivo, hoje, a faculdade faz com que o aluno conheça e experimente as diversas áreas de atuação do jornalista: o rádio, a televisão, a mídia impressa, a digital, o departamento de assessorias de comunicação e imprensa e etc.

O jornalista é um formador de opinião e por isso desempenha um importante papel na sociedade. Este profissional é o historiador do tempo presente e tem de estar sempre bem informado, além de dominar os acontecimentos históricos do passado para conseguir projetar o que pode ser notícia no futuro.

Ética e responsabilidade social são fatores fundamentais para quem produz a informação. Hoje, o bom jornalista é polivalente, possui cultura geral e domínio técnico a serviço da notícia.

Para o apresentador e repórter aéreo da rádio Eldorado AM, Geraldo Nunes, a prestação de serviços à população é um dos pontos mais importantes do trabalho do jornalista. Geraldo sobrevoa a cidade de São Paulo nos horários de pico e fornece diariamente aos ouvintes da rádio Eldorado informações sobre o trânsito da capital, além de dar as alternativas para o motorista que está no congestionamento.

Apesar das diferentes funções, os profissionais de comunicação possuem atividades complementares e dentro de uma empresa, juntos, somam para obter o sucesso e a ascensão de um grupo.

  Autor:   Sabrina Petraglia


  Mais notícias da seção Mercado de Trabalho no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
26/09/2007 - Mercado de Trabalho - OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO
Inscrição para o programa de trainees da Camargo Corrêa vai até 15/10 ...
29/08/2007 - Mercado de Trabalho - ESTÁGIO NA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL - SP
Oportunidades para estudantes...
15/08/2007 - Mercado de Trabalho - JORNALISTA É UM NARRADOR DE HISTÓRIAS REAIS
Brasil possui 334 cursos superiores de jornalismo, 93 deles no Estado de São Paulo. Grade de disciplinas muda de acordo com as novas tecnologias ...
03/06/2007 - Mercado de Trabalho - CHANCE ACADÊMICA
Governo vai abrir 20 mil vagas em cinco anos para cargo de professor universitário...
02/05/2007 - Mercado de Trabalho - TV CBN ENTRA NO AR
Futuramente inserções publicitárias devem ganhar imagens na web...
02/05/2007 - Mercado de Trabalho - ESTAGIÁRIOS PODEM TER DIREITO A FÉRIAS, SEGUNDO NOVO PROJETO DE LEI
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) prevê nova regulamentação para estágios...
25/04/2007 - Mercado de Trabalho - PROFISSIONAL NÃO GANHA POR REPUBLICAÇÃO DE REPORTAGENS
Trata-se de notícia, e não de obra literária, artística ou científica....
17/04/2007 - Mercado de Trabalho - BANQUEIROS X BANCÁRIOS: DO LUXO AO LIXO
Valor Adicional gera mal-estar entre empregado e empregador....
11/04/2007 - Mercado de Trabalho - PROFISSÃO ESCOLADA
Supremo decidirá se jornalista precisa de diploma ...
27/03/2007 - Mercado de Trabalho - JOVENS ESBARRAM EM EXIGÊNCIAS PARA TRABALHAR
Desemprego é crescente entre novatos, que "travam" na falta de experiência e qualificação ...
20/03/2007 - Mercado de Trabalho - PROGRAMAS DE ESTÁGIO - POR DENTRO DO MUNDO DOS ESTÁGIOS
Os melhores programas pós-faculdades...
17/12/2006 - Mercado de Trabalho - SELEÇÃO DE PROFISSIONAL EM COMUNICAÇÃO
Oportunidade para especializados em saúde...
12/12/2006 - Mercado de Trabalho - CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA ABRE DUAS VAGAS EM BRASÍLIA
Oportunidade para quem trabalha com jornalismo e saúde...
06/12/2006 - Mercado de Trabalho - DIPLOMA DE JORNALISTA
Agora, para emoldurar e expor...
20/11/2006 - Mercado de Trabalho - JOVENS CHEGAM AO MERCADO DE TRABALHO SEM QUALIFICAÇÃO
Da população de 15 a 25 anos, 37% não completaram nem o ensino fundamental. Dos jovens que não concluíram o ensino, 23% já deixaram estudo; mercado exclui quem tem menos de oito anos de escolaridade ...
20/11/2006 - Mercado de Trabalho - DRT EMITE REGISTRO PARA RECÉM-FORMADO
O registro provisório tem validade de um ano, prazo dado para a apresentação do diploma....
30/10/2006 - Mercado de Trabalho - MERCADO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO CIENTÍFICO
As Universidades e a mídia do país precisam se preocupar com a melhoria da capacitação dos jornalistas que desejam atuar na área de ciência...
12/09/2006 - Mercado de Trabalho - QUAL É A HORA CERTA PARA CURSAR UM MBA?
As ofertas são muitas, mas nem sempre esse é o melhor curso para você ...
01/09/2006 - Mercado de Trabalho - JORNAIS REAGEM E CIRCULAÇÃO AUMENTA
Estudo da Associação Mundial de Jornais mostra que circulação e receita crescem, mas participação nas verbas de publicidade diminuem...
16/08/2006 - Mercado de Trabalho - O ESTAGIÁRIO IDEAL
Saiba como as suas características interferem na disputa por uma vaga ...
09/08/2006 - Mercado de Trabalho - FORTMAÇÃO ACADÊMICA NÃO ASSEGURA EMPREGO E SALÁRIO
Nunca o mercado esteve tão fechado como nos últimos anos. ...
21/06/2006 - Mercado de Trabalho - A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO
Um currículo pode definir se você será ou não contratado....
08/05/2006 - Mercado de Trabalho - ESTUDANTE GANHA DIREITO A PISO PROFISSIONAL
Não é lícito ao empregador deixar de efetuar o pagamento do salário profissional ao empregado contratado para exercer as atribuições de jornalista, sob a exclusiva alegação de não possuir o trabalhador formação acadêmica específica ...
06/04/2006 - Mercado de Trabalho - 46,3% DOS JOVENS ESTÃO DESEMPREGADOS
Do total de pessoas à procura de um emprego, 20,3% buscam sua primeira oportunidade de trabalho....
06/04/2006 - Mercado de Trabalho - ASSESSORES X JORNALISTAS
O conflito entre jornalismo de redação e assessoria de imprensa está presente no dia-a-dia da profissão. Conheça o que pensam dois profissionais com essa experiência...
29/03/2006 - Mercado de Trabalho - ESCOLHENDO CERTO
Pesquisas realizadas confirmam que muitos alunos do ensino superior acabam alterando ou desistindo de sua escolha profissional....
01/03/2006 - Mercado de Trabalho - DE ESTUDANTE A PROFISSIONAL
Dicas para entrar com o pé direito no mercado de trabalho ...
07/02/2006 - Mercado de Trabalho - COMECE A VIDA PROFISSIONAL SEM ARROGÂNCIA
Confira algumas atitudes importantes para quem pretende continuar empregado....



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias