UniFIAM FAAM DIGITAL
12/09/2007
0 comentário(s)
O OLHAR DOCE E "TRANSTORNADO" DA PIMENTINHA
"Tenho 20 muros, mas quero os meus delírios", diz Elis Regina

Nos dias 27 a 31 de agosto de 2007, na FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), ocorreu um evento realizado pelos alunos do curso de Psicologia. Na oportunidade, as alunas Graziela Jones e Maria Santina Pires fizeram uma pesquisa sobre o histórico emocional de uma das maiores expoentes da música popular brasileira, Elis Regina. A jovem Elis nasceu na capital do Rio Grande do Sul, onde começou a carreira como cantora aos onze anos de idade. Ainda muito nova ela sofria com a sua timidez para cantar, seu nariz sangrava e ficava com os nervos à flor da pele.
Ao pesquisar sua trajetória, encontra-se uma menina depositária de pesadas expectativas, uma adolescente atípica e uma mulher de vida intensa, ela compreendia a complexidade de seus sentimentos. De um lado muros: a insegurança,o medo, a culpa, a timidez. De outro os delírios: a mania de grandeza, as exaltações, a hiperatividade, a liberdade.
Elis era classificada entre dois pólos: o que ri e o que chora (altos e baixos). A vida e a obra marcada pela antítese.
Sua produção artística era testemunha do seu humor, ou seja, dependia do estado emocional que se encontrava para produzir.
A mãe de Maria Rita faleceu aos 36 anos de idade em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de drogas, tranqüilizantes e bebida alcoólica.
A espevitada rainha de letras acidas recebeu seu destaque no Congresso Nacional ao lado de "personagens perturbados" como Anne Frank, Kurt Cobain, Janis Joplin, entre outros.
Imagem: http://images.americanas.com.br/produtos/item/288/2/288287gg.jpg
Autor: PALOMA DE FREITAS MARTINS
Mais notícias da seção
Acontece no caderno
UniFIAM FAAM DIGITAL
12/09/2007 - Acontece - MISTICISMO E DESVANEIOO controverso monge russo, Gregori Rasputin, é personagem de uma exposição feita pelos alunos do curso de Psicologia da FMU ...
11/04/2007 - Acontece - A REALIDADE DA ECONOMIA INFORMALNas grandes cidades o que mais se encontram são vendedores ambulantes em barraquinhas, vendendo os mais variados produtos. Nelas encontram-se desde balas Juquinha até aparelhos eletrônicos...