UniFIAM FAAM DIGITAL
12/09/2006
0 comentário(s)
O GIGANTE SÃO-PAULINO
"Morumbi, o maior estádio do mundo." Foi através desse pequeno comentário do locutor no jogo São Paulo e Noroeste, que o aluno Alexandre Lonzetti do UniFiamFaam, decidiu fazer um livro-reportagem para seu TCC.

O estádio Cícero Pompeu de Toledo, nome do presidente são-paulino de 1947 a 1957, teve boa parte de seu terreno comprada pelo clube, e a outra doada pela Imobiliária Aricanduva, de posse do governador Ademar de Barros, são-paulino.
A inauguração ocorreu em 02 de outubro de 1960 com a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Sporting, de Potugal.
De fato a conclusão do estádio só aconteceu em 1970, quando as arquibancadas ficaram prontas. E foi a partir dessa década que as principais decisões do futebol paulista e brasileiro aconteceram no Morumbi, dividindo o cenário com outro grande estádio, o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Um dos maiores públicos até hoje que o estádio já obteve foi quando o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na decisão do Campeonato Paulista de 1977. A partida foi assistida por 138.032 pessoas.
A maior renda do Morumbi é também a principal arrecadação da história do futebol brasileiro. Um exemplo foi no jogo desse ano na final da Libertadores entre São Paulo e Internacional, cujo dono da casa perdeu por 2 a 1, mas lucrou R$ 3.382.655,00. E não é apenas com a bilheteria que o clube ganha, mas também com as vendas de camarotes e setores VIPs aos torcedores.
Atualmente a capacidade do Cícero Pompeu de Toledo é de 72 mil lugares, mas possivelmente este número aumente devido às expectativas para a Copa do Mundo de 2014. "O estádio do tricolor jamais recebeu uma partida da Copa do Mundo, já que em 1950, ainda não estava construído", comenta Alexandre.
Para isso, o São Paulo já planeja uma série de reformas com auxílio do governo e da iniciativa privada, e aguarda uma possível decisão positiva para começar a colocar a "mão na massa".
Por Alline Cipriani
Mais notícias da seção
Vida acadêmica no caderno
UniFIAM FAAM DIGITAL
02/08/2007 - Vida acadêmica - UNIVERSITÁRIOS DE LIVROS FECHADOSProfessores universitários de Língua Portuguesa confirmam: a falta de hábito de leitura entre os jovens universitários brasileiros - revelada em pesquisas encomendadas, recentemente, pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) - é realidade. ...
23/05/2007 - Vida acadêmica - A FARSA DA MEIA-ENTRADASem ser estudante, o repórter de ÉPOCA tirou a carteirinha que dá desconto em espetáculos. A facilidade para fraudar ameaça extinguir o benefício ...
28/09/2006 - Vida acadêmica - O PROFESSOR "DATA-SHOW"Há uma verdadeira revolução tecnológica a cada segundo, mas não podemos esquecer que o profissional docente deve estar preparado para esse desafio...
31/08/2006 - Vida acadêmica - E é própria para quem deseja entender e transformar a sociedade ...