| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  22/12/2005
  0 comentário(s)


JORNALISMO PÚBLICO: POPULAR OU POPULARESCO ?

Há cunho social no que está sendo escrito?

JORNALISMO PÚBLICO: POPULAR OU POPULARESCO ?
Após a crise da informação nos Estados Unidos, no final do Século XX um novo estilo de jornalismo entrou em circulação,o Jornalismo Público.
A crise causada pelo crescente desinteresse do público e críticas de que o jornalismo norte-americano ignorava suas obrigações, o que afastava o cidadão comum das questões que lhe interessavam diretamente.Segundo Davis "Buzz" Merritt , um dos líderes da ideologia por trás do jornalismo público, o filósofo e jornalista Walter Lippmann guiou muitos jornalistas a se verem como uma elite.
A discussão estava então instaurada, qual a verdadeira função do jornalista? O que é se praticar um jornalismo voltado aos interesses do público?
O que se defendia então era uma maior proximidade do jornalista com a comunidade, notícias que além de informações, procuravam ser um instrumento do povo na busca por soluções, o cunho social das ações propostas por esse tipo de jornalismo fez com que ganhasse a alcunha de Jornalismo Cívico e Jornalismo Cidadão.
A idéia do jornalismo deixando de ser apenas uma relação comercial com quem o consome e que coloca o público como parte integrante do que é veiculado, faz com que outra questão seja levantada: Até que ponto isso não vira algo apelativo e de baixo nível e mantém uma linha séria buscando questões realmente relevantes?
Segundo Luciano Facciolli, apresentador de programas jornalísticos na TV Record,"O que é importante é ter compromisso com a informação e não ser tendencioso, nem o entrevistador, nem a empresa. É fundamental que a pessoa seja isenta, independente de qualquer relação comercial com alguém ou com o fato que esteja sendo divulgado".
Também não podemos ignorar o fato de que os meios de comunicação são sustentados por companhias publicitárias, ou seja, no intuito de dar voz a quantas pessoas foi possível, como colocou Cohn, seria dado espaço a um cidadão que porventura quisesse criticar um dos anunciantes. Para Facciolli, "Se isso acontecer, o anunciante que aceite, a independência do jornalista e do programa devem ser preservadas em qualquer situação, e se o patrocinador faz propagandas para comprar alguém isso está errado, na empresa que eu trabalho temos carta branca para fazer as críticas necessárias".Ainda sobre essa questão, o jornalista da Rádio Eldorado AM, Anderson França, afirma que " A ética tem que existir em todas as profissões, e não é diferente no jornalismo onde o diferencial é a transparência e o compromisso é com a verdade, temos que praticar o jornalismo popular e não o popularesco".
E qual seria a tendência do jornalismo voltado para o povo? Muito se fala sobre uma perigosa popularização excessiva, o que poderia soar como um desrespeito ao intelecto de quem recebe tais informações ou tais produtos jornalísticos.
Na opinião de Rogério Gama, apresentador do programa Record em Notícias, na rádio Record AM, "A tendência é aperfeiçoar a linguagem, de uma forma popular, mas sem perder a qualidade. Chegamos a um ponto em que a população é bastante ouvida, a notícia perdeu a frieza e se transformou em entretenimento, mas de uma forma positiva, se aproximando da vida das pessoas".
Após toda a discussão criada em torno desse tema, a conclusão é de que o jornalismo caminha, sim, em direção a uma popularização cada vez maior, mas a consciência dos que produzem a notícia, também parece ser grande no sentido de não se deixar a notícia virar um mero produto, ou seja, uma veiculação de releases prontos, quase uma publicidade vendida como jornalismo, ao menos do que depender dos profissionais ouvidos por essa reportagem a verdade continuará sendo o maior trunfo do jornalismo público.(Thiago Dias Cassis)
  Autor:   Thiago Dias Cassis)


  Mais notícias da seção Comunicação Comparada no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Comunicação Comparada - FENAJ DISPONIBILIZA TEXTO ATUALIZADO DO CÓDIGO DE ÉTICA
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros vigora há 20 anos...
23/08/2007 - Comunicação Comparada - GLOBO CONDENADA A PAGAR R$ 350 MIL A DESEMBARGADOR
Ação foi motivada por reportagens que teriam 'ferido a honra' da família do magistrado...
08/08/2007 - Comunicação Comparada - SÓ HÁ VIOLAÇÃO DA HONRA SE JORNAL DIVULGA NOTÍCIAS FALSAS
Por dentro de legislação em comunicação.... ...
26/06/2007 - Comunicação Comparada - MERCADO DE COMUNICAÇÕES DEVE CRESCER 6,5% AO ANO ATÉ 2011
Até 2009 investimento em publicidade na internet devem ultrapassar gasto na impressão de jornais...
17/06/2007 - Comunicação Comparada - JORNALISMO DE GUERRA
Guerra Fria - CIA - Espionagem - Meios de Comunicação...
23/05/2007 - Comunicação Comparada - NELSON TRAQUINA: JORNALISTAS NÃO LIGAM PARA A TEORIA
"Por que os estudos teóricos contribuem pouco para melhorar o jornalismo? Deve ser porque os jornalistas lêem pouco sobre eles"...
02/05/2007 - Comunicação Comparada - OBSERVATÓRIO DE DIREITO À COMUNICAÇÃO É LANÇADO NA INTERNET
Instância de acompanhamento e fiscalização das políticas públicas e das mobilizações sociais no campo da comunicação, o Observatório é, segundo especialistas, um marco de pionerismo no Brasil que transcende a luta pela democratização da comunicação para estabelecer o paradigma do direito humano à comunicação....
02/05/2007 - Comunicação Comparada - EDITOR TAMBÉM RESPONDE JUDICIALMENTE POR MATÉRIAS OFENSIVAS
Cuidado na hora de assinar o expediente... ...
17/12/2006 - Comunicação Comparada - PESQUISA AFIRMA QUE MÍDIAS DIGITAIS SÃO MAIS POPULARES QUE OUTROS VEÍCULOS
Todos os meios, principalmente o impresso, estão buscando uma adaptação, um novo fôlego....
12/12/2006 - Comunicação Comparada - PESQUISA MOSTRA COMO A PROPAGANDA IMPRESSA E TELEVISIVA INFLUENCIA O CONSUMO DOS BRASILEIROS
No Brasil, as propagandas impressa e televisiva aparecem como principal fator de influência na escolha do presente...
28/11/2006 - Comunicação Comparada - MÉDICOS TEMEM 'GOOGLE-CONSULTÓRIO'
Estudo diz que site permite identificar corretamente doenças, mas há risco de automedicação e diagnóstico errado ...
14/11/2006 - Comunicação Comparada - ABRIL LANÇARÁ REVISTA 100% ESCRITA PELOS LEITORES
Considerado o principal lançamento da empresa nos últimos 10 anos, a publicação terá periodicidade semanal, tiragem inicial de 850 mil exemplares e preço de capa de R$ 1,99. Trata-se do primeiro lançamento da editora no segmento Vida Real...
24/10/2006 - Comunicação Comparada - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Publicação faz um balanço da produção nacional nesse campo do conhecimento. ...
24/10/2006 - Comunicação Comparada - O JORNALISMO CIENTÍFICO E O COMPROMISSO DAS FONTES
O bom jornalista procura recursos para qualificar a informação...
02/10/2006 - Comunicação Comparada - O FOGO CRUZADO DO JORNALISMO DE CIÊNCIA
Há uma pressuposição de que à imprensa cabe um papel passivo na divulgação científica. ...
28/09/2006 - Comunicação Comparada - REDAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Para quem está de olho nos TCCs...
18/09/2006 - Comunicação Comparada - "JORNALISMO GONZO EXIGE PESQUISA PROFUNDA"
Prof. Tognolli inspira discípulos...
31/08/2006 - Comunicação Comparada - A INFLUÊNCIA DAS GRANDES MARCAS NA VIDA DAS PESSOAS
TCC aborda o imaginário das marcas...
09/08/2006 - Comunicação Comparada - COLUNISTA GAÚCHO É CONDENADO POR OFENDER ÍNDIOS
Corrêa é julgado por crime de racismo contra indígenas ...
06/04/2006 - Comunicação Comparada - O FUTURO DA NAÇÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS
Escolha de profissão ainda é dilema...
29/03/2006 - Comunicação Comparada - EXIGÊNCIA DO DIPLOMA CONTINUA EM VIGOR
Legislação profissional permanece válida e que os registros de precários não têm mais valor. ...
15/03/2006 - Comunicação Comparada - MATO GROSSO APROVA COTA PARA PROFESSOR NEGRO
Depois da polêmica por conta da criação de cotas para estudantes, agora as universidades e o Ministério da Educação começam a discutir a criação de reserva de vagas para professores negros...
01/03/2006 - Comunicação Comparada - NOTÍCIA NO SEU CELULAR
Rádio Bandeirantes encontra novo nicho de mercado de informação...
22/02/2006 - Comunicação Comparada - CASO ESCOLA BASE
Desrespeito à ética do jornalismo e ao direito por Rogério Duarte Fernandes dos Passos...
22/12/2005 - Comunicação Comparada - JORNALISMO PÚBLICO: O RECEPTOR COMO FONTE
A teoria de David Berlo às avessas...
29/11/2005 - Comunicação Comparada - POR OUTRO LADO...
Brasil segue líder mundial em tempo gasto na Internet ...
02/06/2005 - Comunicação Comparada - ALUNOS E EDITORAS DUELAM POR XEROX DE OBRA
Associações de editores intensificam ações policiais e de conscientização; docentes recomendam cópias parciais ...
09/12/2004 - Comunicação Comparada - VERDADES QUE ACUSAM
Não fazendo muito mais do que a sua profissão manda, bons jornalistas arriscam suas próprias vidas para apurar casos que os envolvem em situações de risco, tudo pelo amor à profissão...
09/12/2004 - Comunicação Comparada - OFICINAS DE ENSINO GARANTEM MELHOR FORMAÇÃO
Alunos que participam saem na frente no mercado de trabalho...
25/11/2004 - Comunicação Comparada - NESTLÉ É A MARCA QUE MAIS RESPEITA O CONSUMIDOR
Empresa foi a mais votada em eleição organizada pela Rádio Bandeirantes ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias