| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4183      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  26/09/2007
  3 comentário(s)


JORNADA DE UMA JORNALISTA

Conheça Daniela de Camillis, verdadeira formiguinha atômica formada pela FIAM em dezembro de 2006

JORNADA DE UMA JORNALISTA

Por Karla Lima

Assessora de imprensa há dois anos, criadora de fanzine em favela, colaboradora de site, entrevistada em revista e televisão. A trajetória de Daniela de Camillis não seria tão surpreendente se ela não tivesse apenas 22 anos. Saiba mais sobre esta grande mulher de 1,60 m.

Momento Online - Comecemos pelos dados demográficos. Onde você nasceu, quantos anos tem? Qual a sua formação?

Daniela de Camillis - Nasci em São Paulo, capital, acabei de fazer 22 anos e sou formada em Jornalismo. Comecei uma pós no Senac em Administração e Organização de Eventos, mas desisti depois de três meses. Não senti que era isso que eu queria. Mas no início do ano que vem pretendo entrar em outra pós-graduação, desta vez em Comunicação Organizacional, que é voltada para assessoria de imprensa, minha área de atuação.

Momento Online - Há quanto tempo você trabalha em assessoria?

Daniela de Camillis - Quase dois anos. Entrei como estagiária no início do oitavo semestre. Depois que me formei, fui efetivada.

Momento Online - Esta sempre foi a área em que você quis trabalhar? Era o que você tinha em mente quando entrou na faculdade?

Daniela de Camillis - Não, não... (risos) Imaginava ser jornalista para trabalhar na televisão, de preferência na Globo! Se tivesse mantido essa visão, teria desistido no primeiro semestre. Eu não imaginava a quantidade de segmentos de atuação que existem.

Momento Online - E está satisfeita com o trabalho na assessoria? O que tem de melhor? E de pior?

Daniela de Camillis - Sou realizada com a minha profissão. Escolhi Jornalismo por vocação e até hoje fico abismada de como gosto do que faço e de como acertei na primeira o que quero fazer o resto da vida. O assessor de imprensa não tem a vida louca, cheia de pressões e enclausurada em uma Redação; independente do que muitos reclamam por aí, o mais relevante é que ele tem liberdade de expressão e horário para voltar pra casa. (risos) O pior é que assessoria de imprensa tem uma técnica própria de produção de texto, que difere um pouco da versão jornalística, mesmo sendo uma modalidade de Jornalismo. Ou seja, você não consegue escrever no seu próprio estilo.

Momento Online - Você sente falta de escrever sem a formatação prévia dos textos da assessoria?

Daniela de Camillis - Eu gosto muito de escrever. Como faço divulgação na Internet do material da assessoria, aproveitei os contatos para enviar uns textos meus. Em um site, as editoras de um canal gostaram e publicaram. Não recebo nada, é apenas uma colaboração, mas faço pelo prazer de ver meus textos publicados.
(http://www.guiadasemana.com.br/noticias.asp?/MULHER/RIO_DE_JANEIRO/&a=1&ID=15&cd_news=29786&cd_city=36 e http://yahoo.guiadasemana.com.br/noticias.asp?/PASSEIOS/ FLORI ANOPOLIS/&a=1&ID=4&cd_news=28445&cd_city=43, entre outros.)

Momento Online - E foi também através de alguns contatos que você acabou na televisão?

Daniela de Camillis -Foi. Eu tinha dado uma entrevista para a seção "Conversa de Mulher", da Revista Uma, falando sobre as loucuras e os tabus envolvendo o emagrecimento. A mesma jornalista hoje assessora a Rede TV; ela falou com o pessoal da produção e me chamaram. Participei do programa Bom Dia, Mulher, da Olga Bongiovanni, em 6 de setembro. O tema foi "Mania de Emagrecer". Eu nunca tinha participado de um quadro, muito menos de um programa ao vivo. Achei legal.

Momento Online - E quais são as suas manias de emagrecer?
Daniela de Camillis - (risos) Já fiz algumas loucuras, nada muito sério: academia e várias dietas, mas minha ansiedade afeta muito... Não sou uma especialista no assunto, fui mais com o intuito de fazer contatos, quem sabe não surgem novas oportunidades através disso.

Momento Online - Falando agora sobre a vida acadêmica. O TCC do seu grupo foi sobre Comunicação Comunitária. Mas, sendo a Comunicação Social uma atividade coletiva, toda Comunicação não seria, por princípio, comunitária?
Daniela de Camillis - Essa é uma questão bem complicada de responder. A comunicação comunitária não visa ao lucro, seu princípio é agregar informações sobre uma comunidade, independente de ela ser carente ou não. Pelo que presenciei, a comunicação comunitária deveria ser usada com mais freqüência. Vemos esse tipo de trabalho como incomum, como se fosse um grande feito, mas não. A versão que conheci a fundo, que é o fanzine, é um trabalho simples, que pode ser feito por todos.

Momento Online - Em que comunidade vocês fizeram o trabalho?

Daniela de Camillis - Não tivemos muitas opções, porque procuramos uma escola próxima de uma comunidade como forma de alcançar não apenas os alunos, mas também os moradores. O grupo acabou escolhendo a Escola Estadual Professora Carolina Augusta, que fica na Comunidade da Favela de Vila Prudente.

Momento Online - Essa comunidade tinha alguma comunicação estruturada, antes de vocês aparecerem por lá?

Daniela de Camillis - Então, ninguém fazia nada. Muitas coisas aconteciam e as pessoas não ficavam sabendo. Com a ajuda dos alunos, as informações passaram a chegar: com o fanzine, atingimos a todos através da leitura " e gratuitamente.

Momento Online - Como foi a receptividade?

Daniela de Camillis - A maioria dos professores falou que não conseguiríamos, que os alunos eram "impossíveis"... Os mais antigos e antiquados nos receberam como verdadeiras loucas, porque queríamos ensinar algo diferente. Mas no nosso último encontro todos os docentes nos cumprimentaram pelo trabalho bem feito e ainda nos perguntaram como fazíamos para prender a atenção dos alunos... (risos) O melhor é que eles têm condições de continuar sozinhos, pois deixamos essa possibilidade a eles. Experiências como essas são lições para toda a vida.

Momento Online - E o trabalho em si, como correu?

Daniela de Camillis - Quando chegamos, fiquei assustada com a aparência da escola. Muros pichados e rachados, paredes descascadas... Estudei durante anos em escolas estaduais, mas descobri que o ensino público está cada vez pior. Os alunos estão ávidos por aprender, coisa que os professores e o Estado esqueceram. Antes que os adolescentes começassem a produzir o Jovens em Pauta, demos algumas aulas; em estilo informal, claro, pois não somos docentes. Aqueles que não entraram no início do projeto, vendo a produção e a empolgação dos outros, nos procuraram mais tarde, pedindo para participar. Lidar com adolescentes foi uma experiência sensacional, eu diria até inexplicável. Descobri pessoas inteligentes, educadas, ansiosas por aprender cada vez mais; pessoas que, se tivessem oportunidade, seriam profissionais brilhantes.

Momento Online - Algumas pessoas têm a oportunidade e nem por isso aproveitam...

Daniela de Camillis - Olha, acredito que aproveitaríamos muito mais a faculdade se ingressássemos um pouco mais velhos, com mais responsabilidade. Daríamos mais valor ao que aprendemos. O ideal é não se deixar levar pela liberdade que a faculdade oferece e sim buscar e empenho em todas as matérias, especialmente nas que não gostamos, pois são as mais importantes. Para aproveitar tudo o que o curso oferece, manter contato com o máximo de professores que se conseguir, pois eles são uma ótima fonte de conhecimento.

Momento Online - Que dicas você daria aos estudantes de Jornalismo, no sentido de se qualificarem para o mercado de trabalho? O que é que se busca num candidato, hoje?

Daniela de Camillis - Bom, as grandes empresas buscam, hoje, funcionários que tenham se graduado e estejam, de preferência, cursando pós; que tenham fluência em pelo menos duas línguas, vivência internacional, no mínimo cinco anos de experiência " e, claro, menos de 25 anos. Ou seja, o mercado está estreitando cada vez mais a porta de entrada para os jovens. O ideal é ir em busca de aperfeiçoamento sempre. Ler, instruir-se, estar sempre antenado com o que está acontecendo no mundo, ser esforçado para aprender e ensinar, trabalhar em equipe, ter espírito de liderança, criatividade, responsabilidade... Enfim, essas são algumas qualificações que qualquer empresa busca num candidato. O importante é nunca desanimar e buscar crescer sempre. É muito importante complementar as informações acadêmicas com cursos paralelos, que algumas faculdades oferecem gratuitamente. Para o currículo e para a vida profissional, é importante ler bibliografia especializada e fazer estágio para aprender o lado prático, que é totalmente diferente do que se aprender na universidade.



  Mais notícias da seção Empreendedores no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
12/09/2007 - Empreendedores - TST: EXERCÍCIO DO JORNALISMO EXIGE DIPLOMA E REGISTRO NO MTB
O relator da matéria foi o ministro Carlos Alberto Reis de Paula. ...
17/06/2007 - Empreendedores - PSITACÍDEOS A MELHOR COMPANHIA
Psitacídeos têm sido a melhor opção para ambientes pequenos. ...
10/06/2007 - Empreendedores - MELHOR TARDE DO QUE CEDO
Surgiu nas universidades brasileiras um tipo novo de estudante: ele faz de tudo para adiar a data da formatura e chega a levar o dobro do tempo para concluir o curso. ...
23/05/2007 - Empreendedores - CARRO ZERO - QUEM PROCURA ACHA DESCONTO. JORNALISTAS TAMBÉM
Setores de venda direta vêm sendo difundidos nas revendas, ampliando as chances de quem tem direito a preços especiais, como empresários e gente do campo ...
22/03/2006 - Empreendedores -
Encontro debateu a convergência de mídias e as mudanças no cenário...
10/02/2005 - Empreendedores - REDE DE CONTATOS REPRESENTA 70% DAS CHANCES DE OBTER TRABALHO
Você sabia que existe um recurso que seria responsável por pelo menos 70% de suas chances de conseguir um emprego ou, pra usar um termo mais preciso, conseguir um trabalho? É o chamado networking ou rede de contatos....
11/11/2004 - Empreendedores - PROJETO INOVADOR VISA A INCLUSÃO SOCIAL
Primeiro espaço editorial destinado aos deficientes físicos já está circulando no país...
21/10/2004 - Empreendedores - PARCERIA DE SUCESSO TEM VIDA LONGA
Voice e Accor se unem para comunicar melhor...
13/10/2004 - Empreendedores - ESPECIALISTA GENERALISTA
Tendência é valorizar profissionais com uma visão de mundo mais abrangente ...
23/09/2004 - Empreendedores - ESTÁGIOS NA ÁREA DE TV EXIGEM GRANDE CAPACIDADE NA ÁREA DE PRODUÇÃO
O funcionamento diário de um dos principais meios de comunicação do mundo...
15/06/2004 - Empreendedores - ESTUDANTE COM ESPÍRITO EMPREENDEDOR PODE SER PREMIADO COM ATÉ 40% DE BOLSA
Alunos participam de projeto com a Prefeitura de São Paulo...
28/05/2004 - Empreendedores - PELAS PRÓPRIAS MÃOS
Alunos enfrentam barreiras, mas assessorados por escolas buscam o seu lugar no mercado com negócios próprios...
23/04/2004 - Empreendedores - EX-ALUNA DO UNIFIAMFAAM VIRA CORRESPONDENTE INTERNACIONAL
Especialização na Espanha proporciona experiência junto ao Observatório da Imprensa ...
16/04/2004 - Empreendedores - OFICINAS COMPLEMENTAM O CONHECIMENTO ACADÊMICO COM O INTUITO DE POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS
Além dos benefícios acadêmicos, as oficinas também auxiliam os alunos a cumprir o Programa de Atividades Complementares...
19/03/2004 - Empreendedores - INTERAÇÃO É A PROPOSTA DO NOVO D.A.
Empossado em outubro do ano passado, só agora o novo Diretório Acadêmico adquire forças para começar seu trabalho e traz Chico Pinheiro outra vez ao campus Morumbi....
21/11/2003 - Empreendedores - "NEW AD" USA CRIATIVIDADE PARA ATINGIR O CONSUMIDOR COM A MÍDIA INDOOR
Um novo formato de divulgação está invadindo os banheiros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Sim, os banheiros! A NEW AD, empresa especializada em mídia indoor, está colocando o anúncio de produtos de seus clientes na cabeça do consumidor via miniboards estrategicamente instalados nos banheiros das aca...
31/10/2003 - Empreendedores - ONG AGITA A CULTURA EM UMA CIDADE NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Jovens do interior paulista têm uma postura crítica em relação à atual cultura do País...
15/08/2003 - Empreendedores - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA GP AYRTON SENNA DE JORNALISMO
Inscrições vão até o dia 31 de dezembro deste ano e valem reportagens veiculadas em jornais, revistas, programas de rádio e de TV ...
08/08/2003 - Empreendedores - KODAK CRIA CÂMERA PRETO-E-BRANCO DESCARTÁVEL
Modelo será vendido inicialmente nos Estados Unidos ao preço de US$ 7,99 e US$ 9,99 ...
20/06/2003 - Empreendedores - EX-ALUNO COMANDA PROGRAMA DE RÁDIO
Alessandro Belcorso é um jornalista bem sucedido...
13/06/2003 - Empreendedores - A AUDÁCIA DE UM DESIGNER
Agora é a hora da vingança corinthiana...
06/06/2003 - Empreendedores - BOLSAS CHEVENING DO GOVERNO BRITÂNICO
Para cursos de pós-graduação no Reino Unido. O Programa, administrado pelo British Council, está com inscrições abertas até 8 de agosto...
21/03/2003 - Empreendedores - ALUNA DO UNIFIAMFAAM BRILHA NA RÁDIO BANDEIRANTES
Advogada e futura jornalista, Carolina Nomura mia sobre o trânsito no Pulo do Gato...
14/03/2003 - Empreendedores - NADA DE SAMBA!
Assessor de Imprensa do Camarote Bar Brahma conta como foi trabalhar em pleno carnaval...
21/02/2003 - Empreendedores - GOVERNO ITALIANO CADASTRA JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS ORIUNDI
Censo cadastrará profissionais de comunicação e propaganda, descendentes de italianos...
11/12/2002 - Empreendedores - EMPRESAS REFORÇAM COMUNICAÇÃO INTERNA
Essa é uma das conclusões de pesquisa sobre comunicação interna apresentada na última terça-feira, dia 3, em SP, pela Aberje ...
03/12/2002 - Empreendedores - O QUE BUSCA O JORNALISMO
O jornalismo tem sempre um público abrangente, por isso deve buscar a amplitude de idéias e a diversidade de informações...
30/10/2002 - Empreendedores - BOLSAS DE ESTUDO NA ALEMANHA
Público alvo: mestres e doutorandos...
23/10/2002 - Empreendedores - AOS TRINTA E CINCO ANOS, ADVOGADO BATALHA POR ESPAÇO NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO
"Não tive medo de entrar na faculdade de Jornalismo"...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4183 Notícias