| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  22/04/2004
  0 comentário(s)


EX-ALUNA DO UNIFIAMFAAM VIRA CORRESPONDENTE INTERNACIONAL

Especialização na Espanha proporciona experiência junto ao Observatório da Imprensa

EX-ALUNA DO UNIFIAMFAAM VIRA CORRESPONDENTE INTERNACIONALA ex-aluna de Jornalismo do UniFIAMFAAM, Maria Carolina Nomura, aproveitou a oportunidade de se capacitar em Direito – formação inicial antes de Jornalismo – na Espanha para colaborar para o portal Observatório da Imprensa. Na edição dessa semana a correspondente internacional fala dos periódicos espanhóis para os leitores do site. Acompanhe:

O alvo da notícia
Maria Carolina Normura, de Madri (*)
Os dois jornais gratuitos espanhóis de informação geral, 20 minutos e Metro directo, superam juntos a cifra dos 3 milhões de leitores diários, segundo o Estudo Geral de Meios – uma pesquisa que mede a audiência dos periódicos na Espanha, divulgada recentemente em Madri.
Sabe-se que o principal argumento de venda de espaços publicitários nos jornais é, justamente, a audiência. Quando o resultado da medição é positivo, a notícia chega a ser um alarde, delimita-se muito bem o perfil dos leitores, a classe social a que pertencem, suas idades e o sexo.
No entanto, quando a notícia da audiência é negativa para o meio, a tendência é que o resultado seja divulgado com mais discrição e de maneira genérica.
No caso dos jornais gratuitos espanhóis, que em geral são distribuídos nas estações de metrô, 20 minutos é o terceiro jornal mais lido de toda a Espanha e o mais lido em Madri. O título da reportagem em que anunciou os resultados da pesquisa foi "20 minutos bate todos sus récordes y logra 1.618.000 lectores diários". Seu concorrente, Metro directo, é o quarto diário mais lido na Espanha e o terceiro em Madri – neste, a matéria sobre a pesquisa recebeu o título "Metro se consolida como cuarto diario de Espanha con millón y medio de lectores".
Borboletas ao jardim
Em ambos casos, aproveitando-se do expressivo índice de audiência, os títulos mencionam a abundância de leitores com a clara intenção de passar a seus anunciantes a informação da quantidade de gente que lê e que pode vir a ler os anúncios.
No primeiro parágrafo de sua matéria, 20 minutos conta que hoje tem 191 mil leitores a mais em relação ao mesmo período do ano passado – e que é o jornal diário que mais cresce na Espanha, com 173 mil leitores a mais que o concorrente direto.
Metro, por sua vez, começa afirmando que os dois diários gratuitos superam em conjunto a barreira dos 3 milhões de leitores, e afirma que o crescimento ocorreu em toda a imprensa escrita espanhola.
Enquanto Metro exibe um quadro geral com a porcentagem de leitores de todos os jornais na Espanha, 20 minutos mostra o aumento de sua audiência em três grandes infográficos: a porcentagem de leitores em Madri, onde é líder, o crescimento de sua audiência no período de dois anos e, por fim, um quadro detalhado com o perfil dos leitores.
20 minutos explicita que a maioria de seu leitorado é constituída de jovens com menos de 34 anos, 61,3% estão empregados, 47,8% pertencem à classe média, 17% à média alta, 9,5% à classe alta, e que seu público é igualmente masculino e feminino.
Metro informa que seu público é dividido igualmente entre homens e mulheres, com bom nível de instrução: 85,3% terminaram o colegial, 12% são universitários, e a maioria, 89,9%, pertence às classes média e média alta.
As duas matérias ocuparam meia página ímpar e ganharam as chamadas principais de capa nas edições de quarta-feira, 14/4. Buscam, dessa maneira, e parafraseando Mário Quintana, atrair as borboletas para seus jardins.
(*) Jornalista

Foto: www.elatrio.net/agenda/iglesias/ indexcontenido.ht
  Autor:   Fonte: Observatório da Imprensa


  Mais notícias da seção Empreendedores no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
26/09/2007 - Empreendedores - JORNADA DE UMA JORNALISTA
Conheça Daniela de Camillis, verdadeira formiguinha atômica formada pela FIAM em dezembro de 2006...
12/09/2007 - Empreendedores - TST: EXERCÍCIO DO JORNALISMO EXIGE DIPLOMA E REGISTRO NO MTB
O relator da matéria foi o ministro Carlos Alberto Reis de Paula. ...
17/06/2007 - Empreendedores - PSITACÍDEOS A MELHOR COMPANHIA
Psitacídeos têm sido a melhor opção para ambientes pequenos. ...
10/06/2007 - Empreendedores - MELHOR TARDE DO QUE CEDO
Surgiu nas universidades brasileiras um tipo novo de estudante: ele faz de tudo para adiar a data da formatura e chega a levar o dobro do tempo para concluir o curso. ...
23/05/2007 - Empreendedores - CARRO ZERO - QUEM PROCURA ACHA DESCONTO. JORNALISTAS TAMBÉM
Setores de venda direta vêm sendo difundidos nas revendas, ampliando as chances de quem tem direito a preços especiais, como empresários e gente do campo ...
22/03/2006 - Empreendedores -
Encontro debateu a convergência de mídias e as mudanças no cenário...
10/02/2005 - Empreendedores - REDE DE CONTATOS REPRESENTA 70% DAS CHANCES DE OBTER TRABALHO
Você sabia que existe um recurso que seria responsável por pelo menos 70% de suas chances de conseguir um emprego ou, pra usar um termo mais preciso, conseguir um trabalho? É o chamado networking ou rede de contatos....
11/11/2004 - Empreendedores - PROJETO INOVADOR VISA A INCLUSÃO SOCIAL
Primeiro espaço editorial destinado aos deficientes físicos já está circulando no país...
21/10/2004 - Empreendedores - PARCERIA DE SUCESSO TEM VIDA LONGA
Voice e Accor se unem para comunicar melhor...
13/10/2004 - Empreendedores - ESPECIALISTA GENERALISTA
Tendência é valorizar profissionais com uma visão de mundo mais abrangente ...
23/09/2004 - Empreendedores - ESTÁGIOS NA ÁREA DE TV EXIGEM GRANDE CAPACIDADE NA ÁREA DE PRODUÇÃO
O funcionamento diário de um dos principais meios de comunicação do mundo...
15/06/2004 - Empreendedores - ESTUDANTE COM ESPÍRITO EMPREENDEDOR PODE SER PREMIADO COM ATÉ 40% DE BOLSA
Alunos participam de projeto com a Prefeitura de São Paulo...
28/05/2004 - Empreendedores - PELAS PRÓPRIAS MÃOS
Alunos enfrentam barreiras, mas assessorados por escolas buscam o seu lugar no mercado com negócios próprios...
16/04/2004 - Empreendedores - OFICINAS COMPLEMENTAM O CONHECIMENTO ACADÊMICO COM O INTUITO DE POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS
Além dos benefícios acadêmicos, as oficinas também auxiliam os alunos a cumprir o Programa de Atividades Complementares...
19/03/2004 - Empreendedores - INTERAÇÃO É A PROPOSTA DO NOVO D.A.
Empossado em outubro do ano passado, só agora o novo Diretório Acadêmico adquire forças para começar seu trabalho e traz Chico Pinheiro outra vez ao campus Morumbi....
21/11/2003 - Empreendedores - "NEW AD" USA CRIATIVIDADE PARA ATINGIR O CONSUMIDOR COM A MÍDIA INDOOR
Um novo formato de divulgação está invadindo os banheiros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Sim, os banheiros! A NEW AD, empresa especializada em mídia indoor, está colocando o anúncio de produtos de seus clientes na cabeça do consumidor via miniboards estrategicamente instalados nos banheiros das aca...
31/10/2003 - Empreendedores - ONG AGITA A CULTURA EM UMA CIDADE NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Jovens do interior paulista têm uma postura crítica em relação à atual cultura do País...
15/08/2003 - Empreendedores - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA GP AYRTON SENNA DE JORNALISMO
Inscrições vão até o dia 31 de dezembro deste ano e valem reportagens veiculadas em jornais, revistas, programas de rádio e de TV ...
08/08/2003 - Empreendedores - KODAK CRIA CÂMERA PRETO-E-BRANCO DESCARTÁVEL
Modelo será vendido inicialmente nos Estados Unidos ao preço de US$ 7,99 e US$ 9,99 ...
20/06/2003 - Empreendedores - EX-ALUNO COMANDA PROGRAMA DE RÁDIO
Alessandro Belcorso é um jornalista bem sucedido...
13/06/2003 - Empreendedores - A AUDÁCIA DE UM DESIGNER
Agora é a hora da vingança corinthiana...
06/06/2003 - Empreendedores - BOLSAS CHEVENING DO GOVERNO BRITÂNICO
Para cursos de pós-graduação no Reino Unido. O Programa, administrado pelo British Council, está com inscrições abertas até 8 de agosto...
21/03/2003 - Empreendedores - ALUNA DO UNIFIAMFAAM BRILHA NA RÁDIO BANDEIRANTES
Advogada e futura jornalista, Carolina Nomura mia sobre o trânsito no Pulo do Gato...
14/03/2003 - Empreendedores - NADA DE SAMBA!
Assessor de Imprensa do Camarote Bar Brahma conta como foi trabalhar em pleno carnaval...
21/02/2003 - Empreendedores - GOVERNO ITALIANO CADASTRA JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS ORIUNDI
Censo cadastrará profissionais de comunicação e propaganda, descendentes de italianos...
11/12/2002 - Empreendedores - EMPRESAS REFORÇAM COMUNICAÇÃO INTERNA
Essa é uma das conclusões de pesquisa sobre comunicação interna apresentada na última terça-feira, dia 3, em SP, pela Aberje ...
03/12/2002 - Empreendedores - O QUE BUSCA O JORNALISMO
O jornalismo tem sempre um público abrangente, por isso deve buscar a amplitude de idéias e a diversidade de informações...
30/10/2002 - Empreendedores - BOLSAS DE ESTUDO NA ALEMANHA
Público alvo: mestres e doutorandos...
23/10/2002 - Empreendedores - AOS TRINTA E CINCO ANOS, ADVOGADO BATALHA POR ESPAÇO NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO
"Não tive medo de entrar na faculdade de Jornalismo"...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias