| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  17/05/2007
  0 comentário(s)


CÓPIAS ILEGAIS NA EDUCAÇÃO

Somente ao autor cabe o direito de utilizar, fruir e dispor da obra de sua autoria.

CÓPIAS ILEGAIS NA EDUCAÇÃOO artigo desta semana é de Célio Müller, advogado especializado em direito educacional. Acompanhe.

"Todo mundo já está acostumado: a máquina de fotocópias está logo ali, à disposição, e nem pensamos duas vezes antes de extrair cópias de livros inteiros, revistas e textos diversos. Tanto os alunos como os educadores já transformaram essa prática num hábito diário, sem se perguntarem se há alguma ilegalidade. As escolas e universidades, em geral, pouco se preocupam, chegando até a incentivar as cópias.

A Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, concentra uma série de dispositivos a regulamentar os direitos autorais no País e, por lidarmos diretamente com conteúdo intelectual, vale a pena conhecer seus principais pontos, pois as instituições educacionais podem ser responsabilizadas em muitos casos.

O criador de uma obra literária, artística ou científica é considerado seu autor e, como regra geral, é garantido a ele o direito de não ter seu trabalho reproduzido sem que expressamente o autorize. Estamos falando em livros, apostilas e trabalhos acadêmicos, independente de registro.

Somente ao autor cabe o direito de utilizar, fruir e dispor da obra de sua autoria. A reprodução não autorizada é considerada contrafação, crime previsto no Código Penal " Art.184, e a ilegalidade é ainda maior se o material for revendido com intuito de lucro, podendo gerar até mesmo a reclusão dos culpados.

Conforme o Art. 29 " I da Lei dos Direitos Autorais, depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra para reprodução parcial ou integral. Se levássemos em conta apenas essa norma, qualquer tipo de cópia seria considerada ilegal, pois dificilmente teríamos a permissão formal dos autores das centenas de obras que utilizamos em meio ao ano letivo.

Mas há a previsão do Art.46 " II da mesma lei, que diz o seguinte:
Não constitui ofensa aos direitos autorais:
(...)
II " a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;

Agora temos o cenário jurídico mais claro: as reproduções de obras literárias são permitidas mesmo sem a autorização dos autores, desde que observados, em conjunto, cinco requisitos:

a)A reprodução em um só exemplar. Ou seja, uma única cópia extraída do livro ou apostila, que não pode ser reproduzida mais vezes. Esse aspecto individual objetiva permitir apenas ao aluno ou pesquisador a obtenção daquele conteúdo intelectual, impedindo-se a disseminação sem controle a terceiros.

b)De pequenos trechos. A inexatidão dessa definição tem levado a diversos questionamentos, até mesmo judiciais. Como a lei não estabeleceu qual seria o tamanho dos tais trechos, há divergências sobre a quantidade de folhas ou parágrafos passíveis de cópia sem permissão.

c)Para uso privado do copista. Novamente privilegiando o interesse individual do estudante, o legislador só permitiu a reprodução se o texto for de uso exclusivo de quem o copiou, vedado o empréstimo, transferência ou nova reprodução.

d)Desde que feita por este. Como não é todo aluno, criança ou adolescente que possui uma máquina de fotocópias ou meios para fazê-lo sozinho, vamos entender que a cópia da obra foi solicitada apenas por ele, ainda que no balcão de uma papelaria ou na secretaria escolar.

e)Sem intuito de lucro. Característica maior dos direitos autorais é a proteção patrimonial da obra. Se qualquer pessoa lucrar com a cópia fora dos padrões formais " autor, editora, revendedor, livraria " esse ganho será considerado ilícito, pois o leitor que adquire um livro original tem permissão de usá-lo para leitura, mas não de copiá-lo para ganho próprio.

Já pudemos compreender que o assunto é delicado no âmbito das instituições educacionais. Há modalidades de ensino que obrigam a aquisição de muitos livros, o que torna proibitivo o curso para alunos de menor poder aquisitivo, em especial quando são utilizadas apenas partes de cada obra. A citação de trechos que são reproduzidos legalmente nas apostilas dos sistemas didáticos certamente ajudam, mas o que se espera do educando é que ele tenha o interesse pela leitura e pela pesquisa, que vai muito além do material padronizado distribuído coletivamente.

Como proceder diante dos altos preços das publicações originais? Franquear o acesso ilimitado às cópias reprográficas nas secretarias escolares seria por demais arriscado, pois a lei também prevê a responsabilidade de todos os que colaboram para a prática das cópias ilegais. Ao mesmo tempo, impedir os alunos de reproduzir qualquer material publicado equivaleria a dificultar-lhes o aprendizado.

O ponto de equilíbrio e a segurança jurídica que se esperam ao autorizar cópias dentro da escola repousam na quantidade de itens das obras a serem reproduzidas. Como não há um consenso sobre o que sejam os "pequenos trechos" citados na lei, o limite inferior a um capítulo inteiro dos livros originais tem sido aceito como razoável por órgãos judiciais e administrativos, e pode ser entendido como o volume máximo a ser copiado por cada aluno individualmente.

Essa proporção permite aos estudantes o desenvolvimento de seu aprendizado e pesquisa, ao mesmo tempo em que resguarda aos autores e editoras os direitos patrimoniais sobre o conteúdo intelectual. Sempre que o interesse sobre determinado livro não for apenas superficial, o caminho natural é a aquisição em livraria. Para não contrariar o interesse social, o Poder Público deve administrar o problema dos educandos carentes, garantindo a literatura mínima por compra em licitação, e fornecendo um acervo consistente às bibliotecas das instituições."

Fonte: Gestão Educacional



  Mais notícias da seção Educação no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Educação - TOTAL DE ESTUDANTES NA FACULDADE SOBE 13%
Para especialistas, aumento está ligado ao envelhecimento da população e à oferta de cursos com mensalidades mais baixas. Dos universitários, 75,5% estão em instituições particulares; no geral, educação pública tem queda de 0,7% no nº de alunos ...
23/08/2007 - Educação - CARTILHA ORIENTA PAIS SOBRE PERIGOS DA INTERNET
Publicação visa proteger crianças da pedofilia no ambiente virtual e será divulgada por campanha criada pela Lew'Lara...
23/08/2007 - Educação - UNIVERSIDADES PAULISTAS LANÇAM PORTAL DE E-BOOKS
A plataforma estréia com um acervo de 188 mil livros eletrônicos...
08/08/2007 - Educação - EDUCAÇÃO PÚBLICA SERÁ TEMA DE PRÊMIO JORNALÍSTICO
Mais de US$ 12 mil em prêmios...
02/08/2007 - Educação - PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA PESQUISA
Livro apresenta princípios norteadores para que os alunos possam executar investigações em bases de dados confiáveis na Internet...
29/05/2007 - Educação - PESQUISA DIZ QUE FACULDADES NÃO FORMAM EMPREENDEDORES
A maioria dos entrevistados desconhece a existência desse tipo de mecanismo de incentivo ...
29/05/2007 - Educação - NOVA BASE DE DADOS CIENTÍFICOS VAI BENEFICIAR 600 MIL ESTUDANTES E PESQUISADORES
Nos últimos dez anos houve um aumento de 20% no acesso on-line no Brasil...
23/05/2007 - Educação - PASSAPORTE PARA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA
Saiba como obter a carta de aceitação de uma instituição internacional ...
10/05/2007 - Educação - FIAM-FAAM PROMOVE 8ª EDIÇÃO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Objetivo é tornar o aluno um gestor da comunicação socioambiental, capacitando-o para que ele possa dar ênfase às questões ambientais como o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, no planejamento de comunicação da organização onde atua....
17/04/2007 - Educação - A COZINHEIRA QUE FAZIA UM PROJETO TODOS OS DIAS
Sobre projetospedagógicos......
17/04/2007 - Educação - NÚMERO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR CRESCEU 470%
De acordo com as estatísticas do Censo da Educação Superior, o número de vagas nas IES brasileiras cresceu de 516.663, em 1991, para 2.429.737, no ano de 2005, um aumento de 470%....
20/03/2007 - Educação - ENEM ADIA PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA MAIO
A prova está marcada para 26 de agosto e terá cinco horas de duração....
17/12/2006 - Educação - VAMOS ACABAR COM AS NOTAS
Damos notas a hotéis, a videogames e a tipos de café. Mas faz sentido dar notas a seres humanos como fazem as escolas e nossas universidades? Ninguém dá a Beethoven ou à Quinta Sinfonia uma nota como 6.8, por exemplo. ...
30/10/2006 - Educação - BOLSAS PARA CURSOS DE CIÊNCIA E RELIGIÃO DISPONÍVEIS A JORNALISTAS
Inscrições terminam em 15 de dezembro...
24/10/2006 - Educação - OS VELHOS TEMPOS DO JORNAL AMÉRICA
TCC relembra a publicação estudantil e a eterna amizade de seus criadores...
07/10/2006 - Educação - O PAPEL EDUCADOR DO JORNALISMO CIENTÍFICO
Uma resenha crítica sobre o artigo de Laura Barcha ...
02/10/2006 - Educação - TCC: O UNIVERSO DA NOVA MPB
Site deverá abrigar produção e conceitos musicais...
01/09/2006 - Educação - ANALFABETISMO FUNCIONAL PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Crianças sabem ler, escrever e contar; mas não conseguem compreender a palavra escrita....
01/09/2006 - Educação - JORNALISMO TAMBÉM É EDUCAÇÃO
O jornalista científico é o mediador entre o cientista e os leitores...
16/08/2006 - Educação - INDÚSTRIA CONTRATA POUCOS MESTRES E DOUTORES
Pesquisa mostra que apenas 1% dos profissionais com mestrado e doutorado trabalham em fábricas no Brasil ...
09/08/2006 - Educação - BASTA LER, E PRECISO ENTENDER
A leitura, a escrita e tudo que se aprende na vida só ganham perfeição por intermédio do exercício diário Fátima Soares Rodrigues...
09/08/2006 - Educação -
Para especialista, aluno deve ir para a prova centrado na razão, não na emoção ...
27/06/2006 - Educação - 4 TIPOS DE ALUNOS
Segredos para montar uma aula dinâmica...
27/06/2006 - Educação - TERRA DE DOUTORES
Dar aulas é para quem ama sua profissão e tem fé no destino da pátria e das novas gerações ...
21/06/2006 - Educação - TÁ QUERENDO PESQUISAR?
A resposta está na ponta dos dedos......
21/06/2006 - Educação - O VALOR DO DIPLOMA: MESTRADO DOBRA RENDA DO TRABALHADOR
Pesquisa mostra que qualificação de nível médio foi a que mais perdeu rendimento de 1995 a 2004...
21/06/2006 - Educação - INCENTIVO PARA ESTUDAR NA ALEMANHA
O último obstáculo: o período de permanência...
25/05/2006 - Educação - MEC VAI MONITORAR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Um dos objetivos será verificar a mobilidade dos docentes no sistema de ensino superior do país...
25/05/2006 - Educação - 63% DOS PROFESSORES TÊM PROBLEMAS NA VOZ
Pesquisa feita na rede particular de SP revela que 15,4 % dos docentes cogitam largar a profissão por dificuldades na fala ...
08/05/2006 - Educação - CÁTEDRA UNESCO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO NÚCLEO JOSÉ REIS DA USP
O acordo Unesco/USP busca incentivar a disseminar o conhecimento científico e tecnológico atual de forma acessível à população ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias