
Com a negociação cada vez mais segmentada, alguns setores específicos podem encontrar oportunidades interessantes para a compra de carro zero. A chamada venda direta, na qual a concessionária conduz o negócio, mas a compra é feita na montadora, pode resultar em descontos, na maioria das vezes maiores que o oferecido pela revenda. Um inconveniente é que, normalmente, a entrega demora 30 dias. Além de frotistas e órgãos governamentais, donos de empresa em geral (incluindo as pequenas ), de auto-escolas, produtores rurais (independentemente do tamanho da área) e agregados a cooperativas de transportes têm direito a esse tipo de negociação. O segmento, de acordo com a Volkswagen, já representa 21% do total de veículos emplacados no país.
"Ultimamente, ampliou-se muito o leque dos que têm desconto. Às vezes, os possíveis compradores deixam de aproveitar o benefício por desconhecimento", afirma o diretor de assuntos corporativos da Jorlan Chevrolet, Antônio Gamaliel. Quase todas as concessionárias já têm um departamento específico para esse tipo de negociação, que, em alguns casos, é regional. Ou seja, deve ser feita na cidade ou região em que o consumidor mora. Apesar das vantagens oferecidas pelas marcas, o comprador em potencial deve ficar atento. Quanto maior o número de veículos a serem adquiridos pelo mesmo proprietário, maior é o desconto, que também varia conforme o modelo. Mas é importante, antes de efetivar a compra, comparar o preço com o desconto oferecido pelo revendedor, pois a diferença é sobre a tabela (preço sugerido do fabricante) e a oferta da concessionária pode ser melhor.
Renault
Cada categoria tem um tipo de desconto, que vai de 6% a 10%, para automóveis e de 10% a 15%, nos utilitários. São elas: frotistas, empresas em geral, fornecedores, elegíveis (pessoa jurídica que queira tercerizar a frota e passar o desconto para o funcionário), empresas filiadas à Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), jornalistas, diplomatas, produtores rurais, cooperativas de transportes, vendas institucionais e permutas, licitações (governo), além de taxistas e portadores de necessidades especiais, que têm direito à isenção de impostos.
Volkswagen
Centros de formação de condutores, laboratórios, outras empresas (indústria, comércio, prestação de serviços, fornecedores e locadoras. Nesses casos, com comprovação de frota de no mínimo cinco veículos). Os descontos vão de 3% a 17%, também conforme o modelo. Para empresas menores, vão de 2% a 8%. Para produtores rurais, de 2% a 11,5%. Taxistas que, por alguma razão, não comprem o veículo com isenção de imposto têm desconto de 4,5% a 13%.
Fiat
Para frotistas e pessoas jurídicas em geral (qualquer tipo de empresa), a condição varia conforme o modelo e o número de carros (acima de cinco o desconto é maior). Para o Uno, por exemplo, começa em 6,9%. Já para produtor rural, o desconto do mesmo veículo começa em 5%, porém, da picape Strada é a partir de 8%. Taxistas e portadores de necessidades especiais, além da isenção de impostos, têm desconto no preço, que pode chegar a 7,8%.
Fiat
Para frotistas e pessoas jurídicas em geral (qualquer tipo de empresa), a condição varia conforme o modelo e o número de carros (acima de cinco o desconto é maior). Para o Uno, por exemplo, começa em 6,9%. Já para produtor rural, o desconto do mesmo veículo começa em 5%, porém, da picape Strada é a partir de 8%. Taxistas e portadores de necessidades especiais, além da isenção de impostos, têm desconto no preço, que pode chegar a 7,8%.
FORD
Existe uma tabela de descontos que varia de acordo com a categoria, o carro e o número de unidades. Os maiores são para Courier (de 12,5% a 13%), Ka e Fiesta (de 10,5% a 11%). Para frotistas, EcoSport também tem bom desconto: de uma a seis unidades é de 8,5%. Acima de sete, passa para 9%. Para a Ranger, o desconto é mais ou menos o mesmo, mas há maior flexibilidade de negociação. Produtores rurais têm desconto de 8,5% em qualquer situação.
Chevrolet
Descontos para pessoa jurídica, a partir de cinco unidades (o mesmo para veículos de governo). Proprietários de microempresas (desde que comprovado) têm desconto para um veículo apenas. O mesmo vale para produtor rural. Os descontos variam de 4% a 18%, conforme o modelo e a procura.
Nissan
Há três tipos de venda direta: governo, produtor rural e frotista (nesse caso, que tenha frota comprovada de 10 carros, no mínimo). O desconto é de 8%.
Mitsubishi
Para frotistas, que tenham acima de cinco veículos com tração 4x4, o desconto é de 5%.
Peugeot
Pessoa jurídica, que tenha no mínimo cinco veículos na frota. Descontos vão de 7% a 11,3%.
Toyota
Para Corolla, varia conforme o número de unidades: pessoa jurídica tem desconto de 4,5% a 8,5%; locadoras, de 5% a 9%. Para Hilux e SW4, o desconto varia de 1% a 3%.
Fonte: Trânsito Web
Mais notícias da seção
Empreendedores no caderno
UniFIAM FAAM DIGITAL
10/06/2007 - Empreendedores - MELHOR TARDE DO QUE CEDOSurgiu nas universidades brasileiras um tipo novo de estudante: ele faz de tudo para adiar a data da formatura e chega a levar o dobro do tempo para concluir o curso. ...
22/03/2006 - Empreendedores - Encontro debateu a convergência de mídias e as mudanças no cenário...