| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  17/04/2007
  0 comentário(s)


A COZINHEIRA QUE FAZIA UM PROJETO TODOS OS DIAS

Sobre projetospedagógicos...

A COZINHEIRA QUE FAZIA UM PROJETO TODOS OS DIAS

O texto desta semana é do professor Rubens Portugal, pesquisador e consultor que durante sete anos esteve à frente do programa de capacitação de professores no Estado do Paraná.

"Você quer saber o que é fragmentação de conteúdos numa escola? Entre na cozinha à noite, no escuro. Tudo o que a família vai comer no dia seguinte está lá. Numa lata está o arroz cru. Noutra, o feijão, também cru. A carne está na geladeira. A cebola está inteira e não foi ainda escaldada. Batata crua com casca. O sal não saiu ainda do saleiro. O fogo está apagado.

Você ouve o zumbido do motor da geladeira em meio ao silêncio. O cheiro da cozinha limpa. Uma tristeza escondida no escuro. Tudo está "fragmentado" e cru. Naquela hora não dá para comer.

De manhã, quando todos acordam e se levantam, a cozinheira começa a pensar no projeto do meio-dia: o almoço. Esse é um projeto pedagógico, gastronômico e nutricional. Interativo. A integração se dará dentro do prato: saboroso e nutritivo.

Na escola, o ensino por disciplinas é tudo aquilo que está ali, mas está cru. Os chamados conteúdos programáticos ou ingredientes estão todos lá. Separados e crus. O almoço é o jeito de "ressignificar" no fogo. "Ressignificar" é cozer ao fogo. O ingrediente cozido fica diferente porque se torna palatável. Saboroso.

Pensar o cardápio do almoço é pensar a combinação dos ingredientes de tal forma que dê gosto juntar um pouco de arroz, com um pouco de feijão... E aquele pedaço de bife. Como é bom mastigar misturando, juntando, construindo o sabor integrado.

Antes da degustação
O arroz cru não dá prazer de comer. Tem de "ressignificar" no fogo. Para isso, primeiro cata para tirar as pedrinhas e as cascas que tinham ludibriado a peneira; depois, lava, escorre. Refoga com cebola em gordura bem quente. Põe sal. Chega a hora de despejar água quente. Aquela que vai cozinhá-lo.

O arroz cozido, quando a água seca, significa algo tão diferente do arroz cru! O bife teve de "ressignificar" demais. De quando estava pastando lá fora até chegar no prato, bem passado, ao lado do arroz e das outras coisas, quanta "ressignificação"! Você nem pensa em morder o boi lá no pasto, não é mesmo ?

"Tava bão o armoço?", perguntou a cozinheira para a patroa. Avaliação. É o jeito natural da cozinheira avaliar o resultado do seu trabalho.

O ensino por disciplinas é absolutamente necessário. Tanto quanto o ato de ir ao supermercado comprar os ingredientes. Vem tudo "fragmentado" e cru. O arroz vem na embalagem dele. Cada um vem "na sua". Separado. A lata de óleo vem fechada. Você nem sonha em despejá-lo no arroz durante o trajeto do supermercado até a sua casa. Não pode misturar enquanto cru.

Se você não vai ao supermercado, não vai ter ingredientes para aprontar o almoço. Tem de buscar os ingredientes crus e separados. É o ensino por disciplinas que numa fase é essencial. Pode ser cansativo, maçante, ter de ir buscar as coisas cruas, separadas, fragmentadas, mas tem de ser feito. Tanto quanto o aluno tem de aprender coisas que, no início, não parecem ter sentido. O que fazer? Pode ser maçante, mas tem de acontecer.

Há escolas que estão com a despensa bem suprida. Tudo bem embalado e cru. Na hora de fazer uma refeição, essas instituições cozinham e servem bons almoços sob a forma de projetos. Fazem, portanto, as duas coisas: a fase maçante do ensino por disciplinas e a fase saborosa do ensino por projetos.

Existem, infelizmente, escolas que só se preocupam em trazer conteúdos do "supermercado" das disciplinas. Fica tudo cru e separado. Tem coisa na despensa, mas não tem almoço.

O ensino por disciplinas tem de ser alternado com o ensino por projetos, exatamente como a patroa e a cozinheira sabem fazer. Tem hora para ir ao mercado. Tem hora para descascar, lavar, catar, cortar. Tem hora para cozinhar ("ressignificar"). Tem hora para botar na mesa e para comer. Tem hora para agradecer e lembrar que estava muito gostoso. Tem hora para digerir (que é outra "ressignificação").

Tem escola que só traz as coisas. Não põe na mesa o almoço gostoso. São escolas que não acordaram para a significação. Com ensino sem sentido, fragmentado por disciplinas. Isso é forçar a criança a comer alimentos crus: alguns até dá para engolir, outros, impossível. E se são empurrados, a indigestão é certa.

O ensino por projetos é justamente o que faz a cozinheira. O ensino por disciplinas é o ato da patroa ir ao supermercado, comprar e trazer as coisas cruas e separadas.

É evidente que os dois ensinos são igualmente importantes.

Um projeto é um momento em que os alunos fazem, assumem a condução das buscas, pesquisas e entrevistas. É quando a gente pára de dar aulas e passa a cozinhar, juntar. O fogo é a pergunta. Pergunta quente que cozinha e "ressignifica".

A mais preciosa arte de um educador é saber perguntar, tão importante quanto o fogo no preparo de uma refeição."

Fonte: Gestão educacional



  Mais notícias da seção Educação no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Educação - TOTAL DE ESTUDANTES NA FACULDADE SOBE 13%
Para especialistas, aumento está ligado ao envelhecimento da população e à oferta de cursos com mensalidades mais baixas. Dos universitários, 75,5% estão em instituições particulares; no geral, educação pública tem queda de 0,7% no nº de alunos ...
23/08/2007 - Educação - CARTILHA ORIENTA PAIS SOBRE PERIGOS DA INTERNET
Publicação visa proteger crianças da pedofilia no ambiente virtual e será divulgada por campanha criada pela Lew'Lara...
23/08/2007 - Educação - UNIVERSIDADES PAULISTAS LANÇAM PORTAL DE E-BOOKS
A plataforma estréia com um acervo de 188 mil livros eletrônicos...
08/08/2007 - Educação - EDUCAÇÃO PÚBLICA SERÁ TEMA DE PRÊMIO JORNALÍSTICO
Mais de US$ 12 mil em prêmios...
02/08/2007 - Educação - PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA PESQUISA
Livro apresenta princípios norteadores para que os alunos possam executar investigações em bases de dados confiáveis na Internet...
29/05/2007 - Educação - PESQUISA DIZ QUE FACULDADES NÃO FORMAM EMPREENDEDORES
A maioria dos entrevistados desconhece a existência desse tipo de mecanismo de incentivo ...
29/05/2007 - Educação - NOVA BASE DE DADOS CIENTÍFICOS VAI BENEFICIAR 600 MIL ESTUDANTES E PESQUISADORES
Nos últimos dez anos houve um aumento de 20% no acesso on-line no Brasil...
23/05/2007 - Educação - PASSAPORTE PARA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA
Saiba como obter a carta de aceitação de uma instituição internacional ...
17/05/2007 - Educação - CÓPIAS ILEGAIS NA EDUCAÇÃO
Somente ao autor cabe o direito de utilizar, fruir e dispor da obra de sua autoria....
10/05/2007 - Educação - FIAM-FAAM PROMOVE 8ª EDIÇÃO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Objetivo é tornar o aluno um gestor da comunicação socioambiental, capacitando-o para que ele possa dar ênfase às questões ambientais como o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, no planejamento de comunicação da organização onde atua....
17/04/2007 - Educação - NÚMERO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR CRESCEU 470%
De acordo com as estatísticas do Censo da Educação Superior, o número de vagas nas IES brasileiras cresceu de 516.663, em 1991, para 2.429.737, no ano de 2005, um aumento de 470%....
20/03/2007 - Educação - ENEM ADIA PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA MAIO
A prova está marcada para 26 de agosto e terá cinco horas de duração....
17/12/2006 - Educação - VAMOS ACABAR COM AS NOTAS
Damos notas a hotéis, a videogames e a tipos de café. Mas faz sentido dar notas a seres humanos como fazem as escolas e nossas universidades? Ninguém dá a Beethoven ou à Quinta Sinfonia uma nota como 6.8, por exemplo. ...
30/10/2006 - Educação - BOLSAS PARA CURSOS DE CIÊNCIA E RELIGIÃO DISPONÍVEIS A JORNALISTAS
Inscrições terminam em 15 de dezembro...
24/10/2006 - Educação - OS VELHOS TEMPOS DO JORNAL AMÉRICA
TCC relembra a publicação estudantil e a eterna amizade de seus criadores...
07/10/2006 - Educação - O PAPEL EDUCADOR DO JORNALISMO CIENTÍFICO
Uma resenha crítica sobre o artigo de Laura Barcha ...
02/10/2006 - Educação - TCC: O UNIVERSO DA NOVA MPB
Site deverá abrigar produção e conceitos musicais...
01/09/2006 - Educação - ANALFABETISMO FUNCIONAL PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Crianças sabem ler, escrever e contar; mas não conseguem compreender a palavra escrita....
01/09/2006 - Educação - JORNALISMO TAMBÉM É EDUCAÇÃO
O jornalista científico é o mediador entre o cientista e os leitores...
16/08/2006 - Educação - INDÚSTRIA CONTRATA POUCOS MESTRES E DOUTORES
Pesquisa mostra que apenas 1% dos profissionais com mestrado e doutorado trabalham em fábricas no Brasil ...
09/08/2006 - Educação - BASTA LER, E PRECISO ENTENDER
A leitura, a escrita e tudo que se aprende na vida só ganham perfeição por intermédio do exercício diário Fátima Soares Rodrigues...
09/08/2006 - Educação -
Para especialista, aluno deve ir para a prova centrado na razão, não na emoção ...
27/06/2006 - Educação - 4 TIPOS DE ALUNOS
Segredos para montar uma aula dinâmica...
27/06/2006 - Educação - TERRA DE DOUTORES
Dar aulas é para quem ama sua profissão e tem fé no destino da pátria e das novas gerações ...
21/06/2006 - Educação - TÁ QUERENDO PESQUISAR?
A resposta está na ponta dos dedos......
21/06/2006 - Educação - O VALOR DO DIPLOMA: MESTRADO DOBRA RENDA DO TRABALHADOR
Pesquisa mostra que qualificação de nível médio foi a que mais perdeu rendimento de 1995 a 2004...
21/06/2006 - Educação - INCENTIVO PARA ESTUDAR NA ALEMANHA
O último obstáculo: o período de permanência...
25/05/2006 - Educação - MEC VAI MONITORAR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Um dos objetivos será verificar a mobilidade dos docentes no sistema de ensino superior do país...
25/05/2006 - Educação - 63% DOS PROFESSORES TÊM PROBLEMAS NA VOZ
Pesquisa feita na rede particular de SP revela que 15,4 % dos docentes cogitam largar a profissão por dificuldades na fala ...
08/05/2006 - Educação - CÁTEDRA UNESCO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO NÚCLEO JOSÉ REIS DA USP
O acordo Unesco/USP busca incentivar a disseminar o conhecimento científico e tecnológico atual de forma acessível à população ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias