| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4183      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  27/06/2006
  0 comentário(s)


4 TIPOS DE ALUNOS

Segredos para montar uma aula dinâmica

4 TIPOS DE ALUNOSA frase é da educadora Norte-americana Bernice McCarthy: "Não existe apenas uma maneira de aprender, nem apenas uma maneira de ensinar".
Isso se percebe em sala de aula. Há dezenas de reações diferentes a um exercício, a uma apresentação. Alguns de seus alunos reagem mais a uma explicação falada, outros preferem debates. Existem aqueles que, ao ouvirem a expressão "trabalho em equipe": já levantam a mão, perguntando:
- Pode ser individual, professora?

Cabe ao professor identificar e se adaptar a cada estilo de aprendizado do aluno. Até aí, tudo bem, o problema é que esses estilos de aprendizagem tendem a ser diametralmente opostos. Ou seja, se você tiver quatro tipos de alunos em sua sala de aula, toda ação que você fizer irá encantar 25% da turma... e provocar bocejos ou apreensão nos outros 75%.
O truque, então, é fazer uma aula mista, em que cada parte agrade uma parcela dos alunos. Com o passar do tempo, a turma irá criar uma identidade média clara, facilitando seu trabalho. Veja como identificar os principais tipos de alunos e o que fazer para prender a atenção de cada um deles:

1 " DIPLOMATA

- Prefere trabalhar com pessoas a lidar com informação escrita.
- Escuta atentamente os outros antes de formar suas próprias idéias.
- Prefere estudar em grupo.
- Gosta de atenção e feedback pessoais do professor.
- Quando se emociona com algo, o aluno diplomata gasta algum tempo pensando sobre o que sentiu.
- Demora para digerir e responder à informação, o que às vezes pode ser confundido com desatenção.
- É influenciado pelo grupo, conta muito com a colaboração de todos.
- Esse tipo de estudante precisa da aceitação do resto da classe e de uma certa empatia com o professor.
- Para ele, uma informação só é boa se servir para todos no grupo.

Sugestões para lecionar para o Diplomata:
- Você não precisa fazer atividades em grupo toda aula, até porque isso toma muito tempo: arrastar carteiras daqui para lá, conversas paralelas, dificuldade em voltar a aula para o ritmo normal, etc. Mas você pode fazer enquetes rápidas, perguntando o que os alunos acham da matéria, quem discorda e quem concorda com ela.
Pedir que os estudantes resolvam um exercício em pares também estimula o trabalho em grupo de uma forma mais rápida.
- Não se atenha apenas às notas e conceitos; passe a seus alunos informações sobre como eles estão indo, quais as áreas precisam ser melhoradas (e como fazer isso), entre outras.
- Passe a seus alunos reportagens de revistas que tenham a ver com sua matéria e peça que seus alunos a analisem em pequenos grupos; assim, você agrada tanto o Diplomata quanto o Burocrata (veja abaixo).

2 - BUROCRATA

- Aprende melhor ao se concentrar em um pequeno tópico até virá-lo do avesso, e em seguida passar para os outros.
- Precisa de instruções detalhadas para fazer um exercício ou trabalho.
- Prefere trabalhar sozinho.
- Pensa muito no que vai dizer antes de falar, o que causa uma baixa participação em sala de aula.
- O professor pode contar a melhor piada, que ele não se deixa levar pela emoção, e usa apenas a razão para analisar as matérias.
- Sua forma preferida de receber informação é através de leituras e ditados do professor.
- Dá muito valor à informação documentada e "oficial".
- Tende a rejeitar informações subjetivas.
- Precisa ter a sensação de controle de seus estudos.

Sugestões para lecionar para o Burocrata:
- De vez em quando, comunique algo através de um bilhete escrito e assinado. Pode dar um pouco mais de trabalho do que falar e escrever no quadro o assunto, mas agrada mais a uma boa parcela de sua turma.
- Sempre que for possível, ancore sua matéria com dados sólidos: Quem fez, quando, onde. Você só precisa falar uma frase a mais, e dá o embasamento teórico que o diplomata precisa.

PRÁTICO
- Gosta de tomar decisões e resolver problemas.
- Prefere que a aula vá direto ao assunto, sem muitas ações paralelas.
- Agarra-se a qualquer oportunidade de aplicar novas soluções a um problema, mesmo sem pensar muito antes.
- Gosta de exercícios alternativos, como preparar aulas ou maquetes, mas prefere trabalhar sozinho.
- Caso não veja nenhuma utilidade pessoal em sua aula, ele descarta a informação assim que entrega a prova. - Precisa se sentir útil.

Sugestões para lecionar ao prático:
- Faça exercícios que demandem o uso de lógica para serem resolvidos. Inspire-se nas revistas de palavras cruzadas.
- Use e abuse de listas. Cinco regras para acentuar bem, três axiomas de probabilidade, etc. Essa é uma maneira de agradar tanto o Prático quanto o Burocrata.
- Reforce a utilidade da matéria que você ensina. Caso ela não possa ser utilizada no mesmo dia, reforce os benefícios futuros.

RADICAL
- Prefere aprender através da interação com o grupo.
- Gosta de riscos e desafios.
- Prefere ligar-se com outras pessoas cheias de energia e entusiasmo. Em outras palavras, é a turma do fundão. - Reage melhor à novidades: apresentações em Power Point, vídeos, ambientes 3D.
- Tem dificuldades em prestar atenção a um tópico por muito tempo, precisa pular para outro assunto e então voltar ao primeiro.
- Precisa estar entusiasmado com a matéria ou seus progressos.
- Gosta de conhecer pontos de vista diferentes sobre os assuntos.

Sugestões para lecionar para o Radical:
- Apresente novidades. Basta um exercício inédito a cada quinze dias ou mês para agradar os radicais. A chave é variar. Se você passar um filme um mês, espere ao menos três meses antes de passar outro.
- Faça pausas durante sua apresentação, conte uma história pitoresca sobre a matéria (fale algo como "muitos livros não trazem essa informação, mas..." e retome o assunto).
- Durante os trabalhos de equipe, permita que as equipes demonstrem seu envolvimento de uma maneira um pouco mais expansiva. Você não vai conseguir que todas as equipes conversem em um clima moderado, então permita alguns gritos e pulos na mesa: os radicais precisam exprimir suas idéias dessa maneira.

Pureza absoluta - Ao analisar seus alunos, você vai perceber que não existem, em sua sala, nenhum discente completamente Radical ou Diplomata. Mas todos têm um estilo de aprendizagem ligeiramente dominante e que faz toda a diferença na hora de compreender a matéria. Atenha-se a tais preferências de seus alunos.

Fonte: Raúl Candeloro - Profissão Mestre

Imagem Ilustrativa: www.abiquim.org.br



  Mais notícias da seção Educação no caderno UniFIAM FAAM DIGITAL
20/09/2007 - Educação - TOTAL DE ESTUDANTES NA FACULDADE SOBE 13%
Para especialistas, aumento está ligado ao envelhecimento da população e à oferta de cursos com mensalidades mais baixas. Dos universitários, 75,5% estão em instituições particulares; no geral, educação pública tem queda de 0,7% no nº de alunos ...
23/08/2007 - Educação - CARTILHA ORIENTA PAIS SOBRE PERIGOS DA INTERNET
Publicação visa proteger crianças da pedofilia no ambiente virtual e será divulgada por campanha criada pela Lew'Lara...
23/08/2007 - Educação - UNIVERSIDADES PAULISTAS LANÇAM PORTAL DE E-BOOKS
A plataforma estréia com um acervo de 188 mil livros eletrônicos...
08/08/2007 - Educação - EDUCAÇÃO PÚBLICA SERÁ TEMA DE PRÊMIO JORNALÍSTICO
Mais de US$ 12 mil em prêmios...
02/08/2007 - Educação - PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA PESQUISA
Livro apresenta princípios norteadores para que os alunos possam executar investigações em bases de dados confiáveis na Internet...
29/05/2007 - Educação - PESQUISA DIZ QUE FACULDADES NÃO FORMAM EMPREENDEDORES
A maioria dos entrevistados desconhece a existência desse tipo de mecanismo de incentivo ...
29/05/2007 - Educação - NOVA BASE DE DADOS CIENTÍFICOS VAI BENEFICIAR 600 MIL ESTUDANTES E PESQUISADORES
Nos últimos dez anos houve um aumento de 20% no acesso on-line no Brasil...
23/05/2007 - Educação - PASSAPORTE PARA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA
Saiba como obter a carta de aceitação de uma instituição internacional ...
17/05/2007 - Educação - CÓPIAS ILEGAIS NA EDUCAÇÃO
Somente ao autor cabe o direito de utilizar, fruir e dispor da obra de sua autoria....
10/05/2007 - Educação - FIAM-FAAM PROMOVE 8ª EDIÇÃO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Objetivo é tornar o aluno um gestor da comunicação socioambiental, capacitando-o para que ele possa dar ênfase às questões ambientais como o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, no planejamento de comunicação da organização onde atua....
17/04/2007 - Educação - A COZINHEIRA QUE FAZIA UM PROJETO TODOS OS DIAS
Sobre projetospedagógicos......
17/04/2007 - Educação - NÚMERO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR CRESCEU 470%
De acordo com as estatísticas do Censo da Educação Superior, o número de vagas nas IES brasileiras cresceu de 516.663, em 1991, para 2.429.737, no ano de 2005, um aumento de 470%....
20/03/2007 - Educação - ENEM ADIA PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA MAIO
A prova está marcada para 26 de agosto e terá cinco horas de duração....
17/12/2006 - Educação - VAMOS ACABAR COM AS NOTAS
Damos notas a hotéis, a videogames e a tipos de café. Mas faz sentido dar notas a seres humanos como fazem as escolas e nossas universidades? Ninguém dá a Beethoven ou à Quinta Sinfonia uma nota como 6.8, por exemplo. ...
30/10/2006 - Educação - BOLSAS PARA CURSOS DE CIÊNCIA E RELIGIÃO DISPONÍVEIS A JORNALISTAS
Inscrições terminam em 15 de dezembro...
24/10/2006 - Educação - OS VELHOS TEMPOS DO JORNAL AMÉRICA
TCC relembra a publicação estudantil e a eterna amizade de seus criadores...
07/10/2006 - Educação - O PAPEL EDUCADOR DO JORNALISMO CIENTÍFICO
Uma resenha crítica sobre o artigo de Laura Barcha ...
02/10/2006 - Educação - TCC: O UNIVERSO DA NOVA MPB
Site deverá abrigar produção e conceitos musicais...
01/09/2006 - Educação - ANALFABETISMO FUNCIONAL PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Crianças sabem ler, escrever e contar; mas não conseguem compreender a palavra escrita....
01/09/2006 - Educação - JORNALISMO TAMBÉM É EDUCAÇÃO
O jornalista científico é o mediador entre o cientista e os leitores...
16/08/2006 - Educação - INDÚSTRIA CONTRATA POUCOS MESTRES E DOUTORES
Pesquisa mostra que apenas 1% dos profissionais com mestrado e doutorado trabalham em fábricas no Brasil ...
09/08/2006 - Educação - BASTA LER, E PRECISO ENTENDER
A leitura, a escrita e tudo que se aprende na vida só ganham perfeição por intermédio do exercício diário Fátima Soares Rodrigues...
09/08/2006 - Educação -
Para especialista, aluno deve ir para a prova centrado na razão, não na emoção ...
27/06/2006 - Educação - TERRA DE DOUTORES
Dar aulas é para quem ama sua profissão e tem fé no destino da pátria e das novas gerações ...
21/06/2006 - Educação - TÁ QUERENDO PESQUISAR?
A resposta está na ponta dos dedos......
21/06/2006 - Educação - O VALOR DO DIPLOMA: MESTRADO DOBRA RENDA DO TRABALHADOR
Pesquisa mostra que qualificação de nível médio foi a que mais perdeu rendimento de 1995 a 2004...
21/06/2006 - Educação - INCENTIVO PARA ESTUDAR NA ALEMANHA
O último obstáculo: o período de permanência...
25/05/2006 - Educação - MEC VAI MONITORAR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Um dos objetivos será verificar a mobilidade dos docentes no sistema de ensino superior do país...
25/05/2006 - Educação - 63% DOS PROFESSORES TÊM PROBLEMAS NA VOZ
Pesquisa feita na rede particular de SP revela que 15,4 % dos docentes cogitam largar a profissão por dificuldades na fala ...
08/05/2006 - Educação - CÁTEDRA UNESCO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO NÚCLEO JOSÉ REIS DA USP
O acordo Unesco/USP busca incentivar a disseminar o conhecimento científico e tecnológico atual de forma acessível à população ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4183 Notícias