| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 PROFESSORES DO UniFIAM FAAM

  03/02/2004
  0 comentário(s)


O ETERNO RETORNO


21 anos depois, Prof. Tognolli volta para o RPM

O ETERNO RETORNOEm 1983, um crítico de música da finada revista Som Três montava uma banda com um seu colega de Universidade de São Paulo. Os dois estudavam jornalismo e a banda se chamava Pif Paf. Paulo Ricardo, o crítico, mudou-se para a Inglaterra, como correspondente da revista. Seu colega, Claudio Tognolli, largava o ofício de guitarrista para virar repórter da revista Veja -e fazer um mestrado em psicanálise. Um ano depois, a banda virou o RPM, que estourou em todo o Brasil. E Tognolli, hoje repórter especial da Rádio Jovem Pan, professor doutor da USP e do UniFIAMFAAM e um dos mais premiados jornalistas do país, ficou conhecido como um Pete Best tupiniquim.

Quase 21 anos depois, Paulo Ricardo e Tognolli se encontraram de novo. Claudio Tognolli está produzindo as guitarras do novo disco do RPM, fornecendo um arsenal de guitarras raras de sua coleção -como por exemplo um violão Martin D-018, ano 1929, que foi de Steve Howe, guitarrista do Yes, e uma Gibson de dois braços, que foi de Jimmy Page, do Led Zeppelin. Além disso, saiu do arsenal de Tognolli, para o novo RPM, um raro aparelho eletrônico, o Theramin -espécie dc antena que emite sons espaciais, inventada em 1910 pelo russo Lev Theramin. Tognolli também fornece ao disco uma jóia da eletrônica: um computador de guitarra Eventide Ultra Harmonizer Eclipse, o único no Brasil, que produz cerca de 6 mil efeitos customizados.

Claudio Tognolli, embora carregue mais de 80 processos de imprensa nas costas (ele diz que só perdeu um), revela que não se arrepende de ter deixado o RPM antes do estouro. Muito pelo contrário: diz que nesses anos todos estudou muita música, como por exemplo com o maestro alemão Hans-Joachimm Koellreutter, um dos mestres do Tom Jobim. "Tenho muita informação na cabeça, meu negócio é falar pouco, dar pouca opinião, porque se não posso estragar o trabalho deles com os meus anos de estudo. Rock é visceral e não precisa de tanta informação", explica Tognolli, autor de quatro livros, mestre em psicanálise e doutor em biotecnologia. Haja informação.

LIVRO

Outra novidade vinda do Prof. Tognolli é o lançamento de seu último livro “A falácia genética – a ideologia do DNA na imprensa”, pela editora Escrituras. O quarto livro do professor do UniFIAMFAAM tem 370 páginas e será de interesse para quem gosta de biotecnologia, mecânica quântica, ciência em geral, biologia em particular, e ideologia das ciências, sobretudo. Foi redigido a partir de uma tese de doutorado defendida no ano passado, de 900 páginas, adaptada para estas 370 e orientada por Carlos Marcos Avighi. Tem prefácio do professor Gildo Magalhães, que ministra a matéria IDEOLOGIA DA CIÊNCIAS, na USP.

Outros livros de Cláudio Julio Tognolli:

O SÉCULO DO CRIME (Boitempo, 1996, Prêmio Jabuti, prefácio de Caco Barcelos, em co-autoria com José Arbex Junior)

O MUNDO PÓS-MODERNO (Scipione, 1977, também com José Arbex Junior)

A SOCIEDADE DOS CHAVÕES (ESCRITURAS, 2001, prefácio de Alberto Dines- Tese de mestrado em psicanálise, defendida em 1989, orientada por Timothy Leary)

Foto: Paulo Ricardo e Tognolli brindam à guitarra que já foi de Jimmy Page
  Autor:   Fonte: Da Redação Wiplash


  Mais notícias da seção música no caderno PROFESSORES DO UniFIAM FAAM
17/10/2003 - música - NAPSTER REABRE NO DIA 29, E KAZAA ADERE À ANTIPIRATARIA
Enquanto o serviço pioneiro de troca de arquivos musicais surge na versão legalizada Napster 2.0, a Kazaa anuncia plano que promete US$ 900 milhões mensais às gravadoras ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias


UniFIAM FAAM DIGITAL
 

Gente que escreve

 

PAGANDO FAVORES


AGENCIA DE NOTÍCIAS
 

Fique de olho...

 

FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL