| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 PROFESSORES DO UniFIAM FAAM

  03/02/2004
  0 comentário(s)


ITÁLIA INVESTE 60 MIL EUROS EM FORMAÇÃO DE ATORES NO BRASIL

Atores e produtores teatrais brasileiros poderão fazer, gratuitamente, curso intensivo de aperfeiçoamento com profissionais de grande destaque no cenário internacional de teatro

ITÁLIA INVESTE 60 MIL EUROS EM FORMAÇÃO DE ATORES NO BRASILEm janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a FUNARTE, a Fundação Pontedera Teatro e o Instituto Italiano Di Cultura de São Paulo lançaram a Casa Laboratório per le Arti del Teatro, que oferecerá, em 2004, curso de aperfeiçoamento para atores diretores e produtores teatrais brasileiros.
A Fundação Pontedera Teatro, há 30 anos atuando na Itália e há 10 no Brasil com apoio do SESC, é um dos corações propulsores da arte teatral na Itália. Há 7 anos, foi responsável, por exemplo, pela vinda do grande dramaturgo Jerzy Grotowski ao Brasil, onde ficou durante mais de um mês palestrando e dirigindo oficinas.
A região Toscana e a Fundação Pontedera destinaram 60 mil euros, aproximadamente 200 mil reais, para o início dos trabalhos da Casa Laboratório de Teatro de São Paulo, que estará sediada na FUNARTE e que selecionará, dentre os 175 inscritos nas vagas oferecidas, um grupo de 20 atores que farão parte, em junho, de um curso intensivo de duas semanas, com carga de sete horas diárias, sob a supervisão do diretor italiano da Pontedera, Roberto Bacci, e do ator brasileiro Cacá Carvalho. Destes, os 12 atores que mais se destacarem terão mais duas semanas de curso intensivo.
A seleção dos candidatos será feita pela análise dos currículos e de testes práticos. Os interessados devem enviar os currículos, acompanhados de uma carta com que exponha suas motivações pessoais e uma foto ao Instituto Italiano Di cultura de São Paulo, na Rua Frei Caneca, 1071 – São Paulo – SP – CEP 01307-003, ou por e-mail para iicsp@iics.org ou teatro@pontederateatro.it, até 05 de março.
Para produtores estão disponíveis 10 vagas. Além da análise do currículo, serão feitas entrevistas de seleção. O curso para produtores acontecerá em março e terá duas semanas de duração, com cinco aulas semanais de cinco horas de duração cada. Em julho, durante o Fórum Mundial de Cultura, três destes produtores serão selecionados para concluir o curso na Fundação Pontedera, na Itália.
Os 12 atores e 3 produtores que concluírem o curso formarão a base organizacional da Casa Laboratório, compondo o elenco fixo de futuros espetáculos.
Segundo Roberto Bacci, diretor da Pontedera, "estamos, hoje, fixando os dois pilares que apoiarão uma nova ponte que se construirá neste ano entre a arte dramática brasileira e a italiana". O Secretário Municipal de Cultura, Celso Frateschi, lembrou que "esta iniciativa contribuirá para atender a demanda de espetáculos que os auditórios dos 21 CEUS ofertará".
  Autor:   (Fonte: Agência Carta Maior - Eduardo Carvalho)


  Mais notícias da seção Cursos no caderno PROFESSORES DO UniFIAM FAAM
15/12/2005 - Cursos - PARCERIA LANÇA INICIATIVA PARA JORNALISMO SOBRE SAÚDE INTERNACIONAL
Proposta inclui criação de banco de dados ...
03/02/2004 - Cursos - USP OFERECE CURSO GRATUITO DE REDAÇÃO
As aulas privilegiam a discussão de temas voltados ao cotidiano e à realidade dos estudantes. ...
16/05/2003 - Cursos - CURSO SOBRE JORNALISMO REGIONAL E JORNAL DE BAIRRO
Sindicato dos jornalistas de São Paulo promove ação empreendedora dos alunos...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias


UniFIAM FAAM DIGITAL
 

Gente que escreve

 

PAGANDO FAVORES


AGENCIA DE NOTÍCIAS
 

Fique de olho...

 

FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL