| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 PROFESSORES DO UniFIAM FAAM

  15/03/2006
  0 comentário(s)


Escritores e estudantes terão espaço no portal

O "Foca em Destaque" vai trazer reportagens produzidas por alunos das faculdades brasileiras que quiserem participar.

Escritores e estudantes terão espaço no portal
A partir da próxima semana, estudantes de Jornalismo e profissionais de imprensa amantes da literatura ganham espaço no Comunique-se para mostrar seus trabalhos. Na terça-feira (21/03), o "Foca em Destaque" vai trazer reportagens produzidas por alunos das faculdades brasileiras que quiserem participar. Já os jornalistas-escritores apresentarão, em "Literário", contos, crônicas, ensaios, poesias, teatro, todas as suas manifestações literárias a partir do dia 27/03. A idéia é enriquecer o conteúdo do portal e permitir que, a cada dia, a comunidade jornalística encontre aqui espaço para mostrar seu talento. Os novos canais fazem parte da reformulação pela qual está passando o conteúdo do Comunique-se, que desde fevereiro vem investindo mais em reportagens. Além de matérias mais elaboradas e novos espaços, o ano de 2006 terá outras novidades, divulgadas nos próximos meses.

Desde que o Comunique-se foi criado, em setembro de 2001, estudantes de todo o País colaboram com o portal através de artigos e comentários. A reivindicação por um espaço não é de hoje. Pensando então em oferecer a oportunidade para que eles possam mostrar como vêm se preparando para o mercado de trabalho, a Unidade de Conteúdo de Audiência (UCA) pensou em criar uma editoria dentro de Jornal da Imprensa para que os focas ou futuros coleguinhas possam, juntos, escrever matérias, com direito a foto, charge ou o que mais eles quiserem.

Para participar do "Foca em Destaque" um professor de uma determinada instituição de ensino precisa formar um grupo de, no máximo, cinco estudantes, discutir uma pauta que seja voltada para jornalismo, como as matérias publicadas no Comunique-se, e, em seguida, entrar em contato com a editora Miriam Abreu, através do e-mail jornalismo@comunique-se.com.br. Ela vai conversar com o professor e debater a pauta sugerida, para depois estipular um deadline. Para que o novo canal seja semanal, atualizado todas as terças-feiras, o Comunique-se conta com a colaboração dos estudantes e professores.

Os estudantes poderão se dividir com a pauta. Dois podem se dedicar à apuração, um pode registrar uma foto ou produzir uma charge, e outros poderão se responsabilizar pela edição do texto, produzindo a matéria de acordo com suas características e capacidades. A edição final fica sob responsabilidade do professor. Os créditos serão devidamente postados na matéria.

Os primeiros alunos que vão participar do Foca em Destaque estudam no Centro Universitário de Maringá (PR)-Cesumar e são Arieta Arruda (reportagem e edição), Bárbara Fernandes (reportagem e produção), Mariane Maio (reportagem e produção) e Priscila Nascimento (reportagem e produção). As quatro, do quarto ano de jornalismo, tiveram a supervisão da professora Ana Paula Machado Velho, da disciplina de Novas Tecnologias, que inclui técnicas e práticas de Webjornalismo.

Textos literários
Já o canal "Literário", idéia do titular da coluna Link SP, José Paulo Lanyi, vai reunir, de segunda a sexta, textos literários de vinte e cinco colaboradores. Lanyi quer tornar o espaço uma referência não só para jornalistas, mas também para os escritores que queiram conhecer o que de melhor está sendo publicado pelos profissionais de comunicação que também produzem literatura. "O Brasil é um país vasto. Não pode ter apenas meia-dúzia de escritores. Vamos mostrar essa vastidão, em quantidade e em qualidade. 'Literários' será um espaço livre. A exemplo dos colunistas, todos os jornalistas e estudantes de jornalismo que produzem literatura terão oportunidade de publicar o seu texto", acentua o colunista.

"Literário" conta com a colaboração do jornalista Pedro Bondaczuk, usuário freqüente do portal que envia semanalmente artigos para a editoria "Em Pauta". Ele será responsável por reunir os textos do dia, corrigi-los e enviá-los à redação do Comunique-se, que irá publicá-los diariamente.

Já estão confirmados os jornalistas-escritores Rosana Hermann, Marcelo Tas, Luis Antonio Giron, Nei Duclós, Marco Antonio Araújo, Urariano Mota, Xico Sá, Solange Solon Borges, Pablo Uchoa, Ruth Barros, os próprios Pedro Bondaczuk e José Paulo Lanyi, Mariella Araújo, Márcio Juliboni, Leandro Barbieri, Gerson Dudus, Deonísio da Silva, Fernando Mariz Masagão, Anna Lee, Ronaldo Bressane e Bruno Torturra Nogueira. Outros profissionais consagrados ainda estão conversando sobre o espaço com Lanyi.

Fonte: Comunique-se
  Autor:   Fonte: Comunique-se


  Mais notícias da seção Nas páginas da Web no caderno PROFESSORES DO UniFIAM FAAM
24/10/2003 - Nas páginas da Web - GOOGLE VIGIA USUÁRIOS MAIS ATIVOS
O serviço Google começou, em silêncio, a colocar um contador em sua página principal para um número pequeno de seus mais freqüentes usuários. ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias


UniFIAM FAAM DIGITAL
 

Gente que escreve

 

PAGANDO FAVORES


AGENCIA DE NOTÍCIAS
 

Fique de olho...

 

FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL