| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 PROFESSORES DO UniFIAM FAAM

  06/06/2003
  1 comentário(s)


BAGAGEM CULTURAL E JOVIALIDADE CARACTERIZAM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE RICARDO COSTA

Fernando Collor de Melo aprovou estudo desse professor

BAGAGEM CULTURAL E JOVIALIDADE CARACTERIZAM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE RICARDO COSTA"Tenho força de vontade e persistência." Assim se auto define profissionalmente Ricardo Costa, 32, o jovem professor contratado no início deste ano pela Facom-FIAM para lecionar Teoria da Comunicação, Mercadologia e Mídia.


Formado em 1995, em Publicidade e Propaganda pela própria faculdade, Costa, apesar da pouca idade, tem uma ampla bagagem cultural. É pós-graduado em Engenharia pela Universidade Politécnica da USP e em Administração pela Universidade de Vancouver, Canadá. "Na época (em que fez as pós-graduações) surgiu um desafio na empresa em que eu trabalhava para ocupar um cargo de novos projetos. Eu aceitei o cargo, porém, como não conhecia muito a área de projetos, tive que procurar ajuda e estes cursos eram bem interessantes", assim explica o porquê de cursar graduações em áreas tão diferentes de comunicação social. Além disso, fez cursos de extensão em Marketing de Serviço e Merchandising na ESPM e na Faculdade Getúlio Vargas.


Mestre em Comunicação pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), começou cedo sua carreira, na Motorola, como trainee de marketing. Depois foi para o varejo, trabalhar como gerente de projetos na Arapuã. Em seu curriculum também estão a TNT, onde desenvolvia projetos para a diretoria de marketing e a Credicard, como gerente de produtos. Atualmente cursa doutorado na ECA/USP.


Um fato muito interessante, que ele classifica como o maior "mico" de sua vida, ocorreu quando concluía seu trabalho de mestrado sobre o ex-presidente Collor. A tese chamava-se: Fernando Afonso Collor de Melo " técnicas de persuasão na propaganda de 1989. Nela, Costa propunha uma pesquisa de como um candidato, desconhecido no cenário nacional, que disputava as eleições por um partido novo, sem tradição, contra "medalhões da nossa política" (Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Paulo Maluf, Lula), conseguiu chegar à Presidência, logo em sua primeira tentativa.


Para realizar essa pesquisa, o professor mantinha muito contato com Cláudio Humberto, assessor de Collor. Finalizado o trabalho, entregou uma cópia ao assessor e pediu para que ele entregasse uma ao ex-presidente. "Logo após a minha defesa, toca o meu celular e era alguém falando que era Collor. Eu, achando que fosse uma gozação dos meus amigos, fui muito sarcástico. Ele então falou que queria me parabenizar pelo trabalho e eu disse "Ah! Que bom que o Sr. gostou Presidente. Está ao seu gosto?" e fiquei brincando com o cara. Achei que ele não estava entendendo muito e em determinada hora ele citou o Cláudio Humberto, dizendo que foi ele quem entregou a pesquisa. Foi então que percebi a burrada que estava fazendo. Era o próprio Fernando Collor que estava ao telefone", conta Ricardo inconformado.


"Comecei a gaguejar e não conseguia mais dar uma palavra. Ele me deu os parabéns e desligou. Perdi a maior chance da minha vida de publicar minha dissertação e, quem sabe, até fazer um livro sobre ele."


Ricardo Costa, além de dar aulas no UniFIAM FAAM, também leciona na Universidade de Santos e na pós-graduação da ESPM. "Geralmente as pessoas começam dando aula para a graduação e eu comecei pela pós. Ano passado dei aulas para o pós da Faculdade de São Bernardo e para a ESPM. Isso aconteceu mais pela minha experiência profissional em marketing, pois eu era uma das poucas pessoas atuando nessa área naquele momento."


O docente pretende terminar o doutorado com uma tese voltada também para o Marketing Político. Essa pesquisa irá propor um paralelo comparativo entre Brasil e EUA em 100 anos de marketing político americano.


Na lanchonete da faculdade, uma garota se surpreende "Nossa! Você é professor? Nem parece. Você é muito novo" e Ricardo nem se incomoda. "Não me incomodo nem um pouco (com esse tipo de brincadeira). Isso acaba sendo gratificante. Existe um estereótipo do professor que tem de ser velho. Isso está mudando muito hoje em dia, pelo motivo que, cada vez mais, os jovens estão buscando cedo o conhecimento."
  Autor:   (Alline Dauroiz de Souza Soares)


  Mais notícias da seção Docentes no caderno PROFESSORES DO UniFIAM FAAM
02/08/2007 - Docentes - "JAMAIS PENSEI EM SER PROFESSOR"
Edgard Barros, o professor que tem muita história para contar e para passar...
17/06/2007 - Docentes - MÉDICO OU JORNALISTA?
Professor do UniFIAMFAAM se especializa em saúde...
17/06/2007 - Docentes - O GUERRILHEIRO DA NOTÍCIA
Claúdio Júlio Tognolli é uma figura ímpar no corpo docente da instituição...
10/06/2007 - Docentes - TRIGO É MASSA
Professor do UniFIAMFAAM alia atuação no mercado com sala de aula...
10/06/2007 - Docentes - DINÂMICA E CONTUNDENTE
Adriana Teixeira, três em uma...
30/10/2006 - Docentes - GOVERNO CANADENSE LANÇA PROGRAMA DE BOLSAS PARA DOCENTES BRASILEIROS
Até o dia 10 de novembro, os professores universitários do país poderão se inscrever no programa do governo canadense, que está disponibilizando três programas de bolsas de estudos para que sejam desenvolvidos cursos com conteúdos específicos sobre as áreas de ciências sociais e humanas ...
13/08/2004 - Docentes - A ANTROPOLOGIA DE LÍLIAN DE LUCCA TORRES
Professora é membro do NAU - USP ...
25/06/2004 - Docentes - CARLOS ALBERTO: A EMOÇÃO DESTE SANTISTA AO ENSINAR
Carlos Alberto Martins Netto e suas histórias ...
19/03/2004 - Docentes - A INCANSÁVEL MONICA
Ela se divide em mãe, professora, jornalista e escritora...
31/10/2003 - Docentes - A RECUPERAÇÃO DE EDGARD DE BARROS
Professor do UniFIAM FAAM que fez uma cirurgia passa por processo de recuperação...
24/10/2003 - Docentes - XERXES PELLINI: UM PROFESSOR COM "X" MAIÚSCULO
Xerxes Pellini une Engenharia com Comunicação. Dá?...
26/09/2003 - Docentes - CIÇA E SUAS FACES PROFISSIONAIS
A professora, educadora e historiadora do Uni FIAM FAAM conta um pouco de sua eclética vida profissional....
17/06/2003 - Docentes - SANDRA LUCIA LIMA: UMA DOCENTE QUE É TRÊS EM UMA
Direito, História e Pedagogia: ela usa de tudo um pouco para enriquecer as aulas ...
13/02/2003 - Docentes - MARCELLO ROLLEMBERG: "JORNALISMO É A MANEIRA MAIS RÁPIDA DE SE CHEGAR AO ENFARTE"
Professor Marcello Rollemberg faz balanço da carreira...
13/02/2003 - Docentes - FACOM CONTA COM NOVOS PROFESSORES
Instituição qualifica ainda mais seu quadro de docentes...
17/12/2002 - Docentes - BEATRIZ ZARAGOZA: VIVENDO O GRANDE SONHO DE DAR AULAS
Beatriz Regina Pires Zaragoza...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias


UniFIAM FAAM DIGITAL
 

Gente que escreve

 

PAGANDO FAVORES


AGENCIA DE NOTÍCIAS
 

Fique de olho...

 

FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL