| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 PROFESSORES DO UniFIAM FAAM

  23/09/2005
  1 comentário(s)


ALUNOS LANÇAM LIVRO SOBRE CHAVES

Autores falam aos alunos do campus Liberdade como foi o processo de construção do TCC que virou livro.

ALUNOS LANÇAM LIVRO SOBRE CHAVESO livro Chaves: Foi Sem Querer Querendo? nasceu de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do UniFIAMFAAM, realizado no segundo semestre de 2003, pelos alunos Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco. O orientador foi o professor Marcelo Rollemberg.
O orientador conta que incentivou e apoiou os estudantes. "No primeiro momento, tomado " talvez " pela arrogância intelectual, não achei a idéia tão boa assim. Ainda mais para um livro-reportagem. Mas essa sensação durou um minuto: no instante seguinte me convenci de que, sim, a proposta era boa e que aqueles estudantes tinham condições de fazer um belo trabalho a respeito".
Marcelo ressalta que duas coisas foram essenciais para ele mudar de postura. Uma, o próprio Chaves, ou Roberto Bolãnos, seu criador e intérprete, e a outra a curiosidade de conhecer mais sobre um programa que resiste há mais de duas décadas na TV Brasileira à base, praticamente, de reprises. Sendo assim, o orientador percebeu que o Chaves tinha, e tem, algo de especial que precisava mesmo ser estudado.
Rollemberg destaca que a empolgação dos alunos para correrem atrás, fazer entrevistas, pesquisas em jornais entre uma série de procedimentos que os estudantes precisaram para construir o livro. O orientador conclui dizendo: "A maior virtude do trabalho foi a dedicação extrema dos autores. Esse é mais um exemplo que fica para os futuros orientandos."
Luis Joly, um dos autores, conta que foi com muita luta que conseguiu transformar o seu TCC em livro. Os ex-estudantes de jornalismo Fernando Thuler e Luís Joly lembram que a idéia de fazer um TCC surgiu de uma brincadeira entre amigos. Segundo Joly, "Eu e meu amigo Fernando adorávamos o programa do Chaves e, às vezes, no meio da aula, ficávamos conversando e fazendo brincadeiras sobre o programa, até que surgiu a idéia de fazer um livro. Logo após, se juntou a nós outro colega, o Paulo Franco e, a partir disso, começamos a colocar nossos planos em prática".
Os ex-alunos do UniFIAMFAAM ressaltam que o seu orientador Marcelo Rollemberg teve fundamental importância no desenvolvimento da obra, pois antes mesmo deles terem a idéia de fazer um livro, eles já tinham escolhido o Marcelo como orientador. Joly aifrma que "Desde início me identifiquei com o jeito de escrever do Marcelo. Ele sempre nos criticou e reclamou, é claro, quando foi preciso, pois foi graças a essa persistência dele que hoje vamos conseguir publicar a obra".
O livro Chaves será publicado pela Editora Matrix, em forma de livro-reportagem, fruto das mais nobres armas que o jornalismo dispõe: entrevista, curiosidade aguçada, imparcialidade e, claro, o texto.
Os autores do livro lembram que o momento mais difícil foi quando eles estiveram até alta madrugada em um hotel, esperando pela chegada do ator que interpretou o "Sr. Barriga" ao Brasil.
Os estudantes já estão pensando em futuras obras, mas por enquanto só estão planejando. Joly finaliza dizendo que o livro é um sonho de infância, a obra será publicada, mas não sem luta, neste caso, com certeza, não foi sem querer querendo.
Na última semana os autores estiveram ministrando palestra sobre o tema para as turmas de Jornalismo do campus Liberdade. Na oportunidade, uma equipe do SBT esteve presente fazendo matéria sobre o livro, indo ao ar no programa do mesmo dia de Hermano Henning. O lançamento do livro acontece no dia 28 de setembro, das 19 às 22h, na Saraiva Mega Store do Shopping Eldorado (av. Rebouças, 3970 " 1º piso " Pinheiros).

  Autor:   (Sacha Silveira)


  Mais notícias da seção Gente que escreve no caderno PROFESSORES DO UniFIAM FAAM
10/05/2007 - Gente que escreve - DAR ÁGUA A QUEM TEM SEDE
Crônica do Prof. Edgard ...
18/10/2006 - Gente que escreve - MAÑANA HAN DE LLEGAR
Crônica do Prof. Edgard ...
13/06/2003 - Gente que escreve - ESTADO CLAUDICANTE
Cerca de 70% de ações na Justiça envolvem Poder Público...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias


UniFIAM FAAM DIGITAL
 

Gente que escreve

 

PAGANDO FAVORES


AGENCIA DE NOTÍCIAS
 

Fique de olho...

 

FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL