| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4183      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 AGENCIA DE NOTÍCIAS

  31/08/2006
  0 comentário(s)


O UNIVERSO DA TELEVISÃO PÚBLICA

Artigo defende a importância da participação da sociedade para formular a programação televisiva de uma forma cidadã

O UNIVERSO DA TELEVISÃO PÚBLICAEm artigo publicado por Regina Mota em 1992, no site www.scielo.org, ela defende a importância da participação da sociedade para formular a programação televisiva de uma forma cidadã, concluindo que no Brasil existe uma demanda por televisão assertiva, que considere e apresente interesses sociais de longo prazo de maneira reflexiva e transformadora.

Um primeiro problema que se delineia no processo é como envolver o interessado no debate, razão de ser de todo e qualquer serviço de utilidade pública, que é o cidadão, cujo interesse difuso deve ser atendido.

As informações produzidas na imprensa escrita, rádio e televisão são para o interesse dos leitores, ouvintes e telespectadores. Isso porque quem produz estas informações são profissionais treinados para pautar, apurar, redigir ou produzir informações, dentro de regras definidas pela técnica jornalística. A audiência e o consumo de jornais e revistas evidenciam que a informação funciona, deixando espaço para o público consumidor opinar. Na televisão é diferente, cujo único interesse é o ibope, deixando de lado o gosto médio da população por certo tipos de programação.

Para Mota, o telespectador/leitor compreende a importância da mídia em seu cotidiano conforme suas perspectivas de interesses. Se a comunicação é um direito do cidadão, isso apresenta para a sociedade e para o poder público a necessidade de criar políticas públicas direcionadas ao setor, mas isso apenas ocorrerá quando o cidadão dominar a matéria e puder opinar e deliberar a seu respeito.

Por Alline Cipriani
  Autor:   Por Alline Cipriani


  Mais notícias da seção De olho na TV no caderno AGENCIA DE NOTÍCIAS
26/03/2004 - De olho na TV - EDIR MACEDO PODE SER DONO DE TV EM ATLANTA
Bispo teria adquirido controle de afiliada da Telemundo, segundo revista evangélica ...
09/05/2003 - De olho na TV - DESENHOS ANIMADOS VIOLENTOS PODEM SER PROIBIDOS
Projeto de Lei propõe que eles sejam substituídos por outros, de conteúdo educativo, em revistas e TV...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4183 Notícias