| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 AGENCIA DE NOTÍCIAS

  27/05/2004
  0 comentário(s)


O ALMANAQUE DA TELINHA

Dicionário da TV Globo conta toda a história da emissora em 1.500 verbetes

Quando a novela Escrava Isaura foi ao ar, em 1976, Gilberto Braga, que adaptou o romance para a TV, foi proibido de usar a palavra ''escravo'' no texto. No período, anterior ao processo de abertura política, a Censura preferiu que ele usasse o termo ''peça''. A curiosidade faz parte do Dicionário da TV Globo (Jorge Zahar, 940 páginas, R$ 59), obra com 1.500 verbetes relativos à área de dramaturgia e entretenimento da emissora desde sua criação, em 1965. Há sinopses, comentários e bastidores sobre 220 novelas, 56 minisséries, 21 seriados, 49 humorísticos e 164 musicais que se confundem com a história do país.
Além da ação da Censura, os bordões e modismos criados pelos programas são o grande destaque do dicionário –iformações que servem tanto para estudantes e teóricos da comunicação quanto para telespectadores curiosos. Lembrar do corte de cabelo usado por Tônia Carrero em Pigmaleão 70 (1970), que terminou por ganhar nome igual ao da novela, ou saber que houve aumento de 80% na venda de perucas no país graças ao Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte em Roque Santeiro (1985), mistura informação com puro prazer.
''A idéia é que o leitor veja sua vida refletida na história da programação da Globo'', diz Luiz Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. Não é para menos. Em quase 40 anos de existência, a emissora sempre apostou numa produção própria, nacional. E a dramaturgia, quando não traz a adaptação de algum romance da literatura nacional, embute na trama elementos do cenário político-social do país. Não há como negar que em novelas como Vale Tudo, Pátria Minha ou Que Rei Sou Eu? o brasileiro se viu na televisão.
O Dicionário da TV Globo é um dos primeiros resultados do Projeto Memória Globo. Desde 1999, um grupo formado por jornalistas, sociólogos e antropólogos começou a fazer entrevistas com atuais e antigos funcionários da emissora com o objetivo de resgatar as histórias de quem viveu essas quatro décadas da que é hoje a maior rede de televisão do Brasil. Em dezenas de horas de áudio e vídeo, a equipe do Projeto Memória percebeu que tinha nas mãos um arquivo de cultura popular sem precedentes.
O livro é dividido em seções: de modas criadas por personagens de novelas a informações tecnológicas. De personagens da cultura nacional a trilhas sonoras feitas especialmente para determinados programas. Numa seção, são destacados os grandes talentos nacionais surgidos na própria Globo, como Glória Pires e Malu Mader. ''Tivemos dificuldades em relação aos programas mais antigos, que não têm informação bibliográfica. Além disso, muitas fitas foram perdidas em três incêndios na emissora'', diz Sílvia Fiuza, coordenadora do Projeto Memória.
O segundo volume do dicionário deverá ser de telejornalismo e esporte, temas considerados de execução mais difícil. A equipe do Projeto Memória estuda a melhor forma de editar um material que, desta vez, inclui depoimentos e questões polêmicas, como, por exemplo, o debate entre Lula e Collor em 1989. Só o Jornal Nacional já tem quase 90 páginas.
www.zahar.com.br/dicionariotvglobo/-
  Autor:   (Martha Mendonça) - Colaboração: Sérgio Barbosa


  Mais notícias da seção Fique de olho... no caderno AGENCIA DE NOTÍCIAS
26/09/2007 - Fique de olho... - FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA NO ITAÚ CULTURAL
Programa para a primeira semana de outubro......
28/02/2005 - Fique de olho... - TV UNIFIAMFAAM SELECIONA APRESENTADORES
Inscrições vão até 4 de março...
26/03/2004 - Fique de olho... - VAGA PARA DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO NO GREENPEACE
São requisitos formação em jornalismo, experiência na área de comunicação, fluência em inglês e conhecimentos de informática e Internet....
26/03/2004 - Fique de olho... - PRÊMIO CAIXA DE JORNALISMO SOCIAL 2004
Concurso incentiva a cobertura jornalística de temas sociais....
15/08/2003 - Fique de olho... - FORA DO PAÍS
Bolsa de trabalho na Alemanha para jovens jornalistas...
15/08/2003 - Fique de olho... - RSF PROCURA CORRESPONDENTE NO BRASIL
Repórteres sem Fronteiras, organização internacional pela defesa da liberdade de imprensa, com sede em Paris, procura correspondente no Brasil...
09/05/2003 - Fique de olho... - A TENTAÇÃO DO PLÁGIO
Para expiação do pecado capital do mundo do conhecimento que é o plágio, um primeiro passo pode ser a simples confissão. Nos livramos da culpa do plágio citando a fonte de uma informação ou argumento. ...



Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias